quarta-feira, 9 de março de 2022

Prefeitura de Campo Grande caminha para desobrigar o uso de máscara

 

Para o secretário municipal de Saúde, José Mauro, o cenário epidemiológico da Covid-19 é favorável para a flexibilização

MARIANA MOREIRA


A Prefeitura de Campo Grande discute hoje (9) a liberação do uso de máscaras em ambientes fechados. Conforme o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, a Capital já cumpre alguns requisitos para que o uso do item de proteção passe a ser facultativo.  


“O cenário epidemiológico é bem favorável para a flexibilização, mas depende da análise dos indicadores [de casos, internações e mortes], para efetivamente tomarmos essa decisão”, salientou o secretário.  


Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que, em um intervalo de um mês, o número de novos casos de coronavírus registrados na Capital caiu 96,9%, de 1.197 registrados em 8 de fevereiro para apenas 37 registrados ontem.  


Em relação à taxa de ocupação global de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) destinados ao tratamento da doença no Sistema Único de Saúde (SUS), a redução das internações foi de 18% em um intervalo de 30 dias.  


Referente ao avanço na vacinação, 666,1 mil campo-grandenses já completaram o esquema vacinal, cerca de 73% da população. Em relação à terceira dose, já foram aplicadas no município 342.186 vacinas.  


De acordo com o prefeito da Capital, Marcos Trad (PSD), o fato de a prefeitura do Rio de Janeiro ter desobrigado o uso da máscara em todos os ambientes na segunda-feira (7) acelerou a discussão na Capital.  


Trad adiantou que devem participar do debate a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), infectologistas, associação comercial, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Consórcio Guaicurus, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).  


“Se a máscara é o equipamento de proteção para que o contágio não seja veloz, o indicativo desses números serem menores com certeza absoluta pesa, sim, na hora de uma decisão final”, afirmou o prefeito.


ESTADO

Em relação a Mato Grosso do Sul, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse, também nesta terça-feira (8), que a desobrigação do uso da máscara está em estudo pelo comitê gestor do Programa de Saúde e Segurança na Economia (Prosseguir).


“Como todas as ações que nós fizemos na área de combate à Covid-19, a gente fez ouvindo a ciência, então o Prosseguir e a ciência vão nos orientar”, disse o governador.


Azambuja não especificou quando deve ocorrer uma decisão, mas afirmou que pode ser ainda nesta semana.


Ao Correio do Estado, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, relatou que a SES também se reunirá nesta quarta-feira para analisar a liberação do uso da máscara em todos os ambientes.  


Resende pontuou, no entanto, que para tal medida é necessário que MS avance na vacinação contra a doença. Até o momento, 75,34% da população está com o esquema vacinal completo.  


“Estamos em um lento processo de vacinação no Estado. Precisamos avançar com os índices da dose de reforço e, sobretudo, da segunda dose da Janssen. Nós só vamos flexibilizar quando avançarmos no patamar de imunização”, reiterou o secretário. Para ambientes externos, a máscara não é obrigatória desde 3 de novembro de 2021 no Estado.  


Desde o início da pandemia, 509.080 sul-mato-grossenses tiveram a doença. Até o momento, o Estado conta com 7.193 casos ativos de pessoas que estão em isolamento domiciliar e outras 144 estão internadas com a doença, sendo 60 em leitos clínicos e 84 em leitos de UTI. 


Cenário Nacional

O Rio de Janeiro foi a primeira capital a liberar o uso de máscara em ambientes fechados, nesta segunda-feira (7). O Distrito Federal desobrigou o uso do item em ambientes externos na semana passada. 


Em Chapecó (SC), o uso de máscaras em ambientes fechados passou a ser facultativo desde o dia 3 deste mês. Em São Paulo, andar sem máscara em locais abertos deve ser permitido a partir de hoje. 


(Colaboraram Glaucea Vaccari e Naiara Camargo)

Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: