Ao contrário de muitas afirmações errôneas divulgadas nos últimos dias, o Brasil está longe de ter a “gasolina mais cara do mundo”. De acordo com levantamento da agência de pesquisa de mercado GlobalPetrolPrices, o País ocupa hoje o 85º posto entre os locais com o diesel mais caro e tem a gasolina 82ª mais alta, numa lista entre os 170 países consumidores de combustíveis.
Mesmo com toda a inflação dos combustíveis, resultado direto da valorização do petróleo em função da guerra entre Rússia e Ucrânia, o Brasil na média global de preços. De acordo com o GlobalPetrolPrices, o litro da gasolina é negociado a US$ 1,305 internamente. Já o litro do diesel custa US$ 1,135, uma média que fica 9% abaixo da mundial.
“O preço médio da gasolina pelo mundo fora é de 1.32 (U.S. Dollar) por litro, mas existem grandes diferenças entre os países. Os países mais ricos têm preços mais altos e os mais pobres e os países produtores e exportadores de petróleo têm preços consideravelmente mais baixos. Os Estados Unidos representam uma excepção pois são um país economicamente desenvolvido mas ao mesmo tempo têm preços da gasolina baixos”, afirma em seu site a agência GlobalPetrolPrices.
De acordo com eles, as “diferenças entre os preços da gasolina nos diferentes países devem-se a vários tipos de impostos e subsídios para a gasolina. Todos os países compram o petróleo nos mercados internacionais pelos mesmos preços mas impõem diferentes impostos. É por isso que o preço da gasolina a retalho resulta diferente”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário