terça-feira, 15 de março de 2022

Fusão de gigantes agroquímicas movimenta mercado brasileiro

 



De acordo com as empresas, a combinação de negócios resultará na criação de uma companhia de defensivos agrícolas com faturamento total superior a US$ 2 bilhões

Por:  -Leonardo Gottems


O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) concedeu a aprovação para a companhia de agroquímicos de origem norte-americana Albaugh para concluir sem ressalvas, no Brasil, a compra da Rotam AgroSciences Limited (“Rotam”). O parecer favorável à transação do órgão regulador brasileiro foi publicado na data de 10 de março de 2022 no Diário Oficial da União (DOU).  



Com sede em Hong Kong, a Rotam é listada na Bolsa de Valores de Taiwan e atua globalmente no mesmo setor de atividade da Albaugh, de defensivos agrícolas. De acordo com as empresas, a combinação de negócios resultará na criação de uma companhia de defensivos agrícolas com faturamento total superior a US$ 2 bilhões e representativos diferenciais de mercado, incluindo um portfólio ainda mais amplo de herbicidas, inseticidas e fungicidas, além de operações e instalações industriais em mercados estratégicos. Sendo assim, a efetiva conclusão da transação global depende ainda de aprovações a cargo de órgãos reguladores sediados em Taiwan e o fechamento da aquisição está previsto para ocorrer no segundo trimestre deste ano.


A Albaugh é uma empresa sediada em Ankeny, Iowa, oferece uma ampla e crescente oferta de defensivos agrícolas nos Estados Unidos, na Argentina, no Brasil, México, na Europa e em outros países. A companhia opera plantas multifuncionais em St. Joseph, Missouri; em Pilar, San Nicolás e Rio Tercero, na Argentina; em Resende-RJ, Brasil; em Chihuahua, México e em Race, Eslovênia.


Já a Rotam é uma empresa pública listada na Bolsa de Valores de Taiwan com empresas sede em Hong Kong. Suas instalações abrigam pesquisa e desenvolvimento na China e na Índia, juntamente com uma rede de estações experimentais estabelecida nos principais mercados globais, inclusive no Brasil.

Nenhum comentário: