MARIANA MOREIRA
A Prefeitura de Campo Grande deve começar, a partir desta segunda-feira (7), a discutir sobre a flexibilização do uso de máscara em ambientes fechados. Fontes ouvidas pelo Correio do Estado afirmaram que a desobrigação do item de proteção individual será avaliada conforme os indicadores de casos, internações e mortes por Covid-19 na Capital.
Em Mato Grosso do Sul, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, afirmou que a desobrigação do uso de máscara para todos os ambientes poderá ocorrer nas próximas semanas, caso o cenário pandêmico se mantenha em declínio depois das festas de Carnaval.
“Vamos monitorar as próximas duas semanas e esperar o resultado dos festejos de Carnaval. Se continuarmos nessa curva de declínio, levaremos a discussão do uso de máscara para o comitê do Programa de Saúde e Segurança na Economia [Prosseguir] para avaliação”, informou Resende.
Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que a taxa de letalidade da Covid-19 está em 2,1% em Mato Grosso do Sul, e a média móvel de óbitos dos últimos sete dias está em 13,1.
Ao Correio do Estado, o doutor em Doenças Infecciosas Everton Lemos reiterou que a estabilização e a diminuição de casos impulsionam para o fim da pandemia.
“Podemos dizer que a estabilização e a diminuição de casos conduzem para o fim da pandemia. Isso pode ser percebido pela diminuição da letalidade, que é um indicador importante da magnitude da doença. Com a redução da letalidade, é possível, sim, reduzir as medidas mais restritivas”, esclareceu o especialista.
CENÁRIO NACIONAL
O estado do Rio de Janeiro vai debater sobre a liberação do uso de máscara em qualquer ambiente nesta segunda-feira. O uso em locais ao ar livre sem aglomeração foi liberado em outubro do ano passado.
A partir de hoje, o uso de máscara deixa de ser obrigatório em locais abertos no Distrito Federal.
Em Santa Catarina, a cidade de Chapecó anunciou que o uso de máscaras em ambientes fechados passou a ser facultativo desde quinta-feira (3). Para os demais municípios de SC, o uso da máscara permanece obrigatório em ambientes fechados.
BOLETIM
Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela SES neste domingo, 722 pessoas testaram positivo para Covid-19 nas últimas 24 horas em Mato Grosso do Sul.
Com isso, o Estado totaliza 507.760 casos confirmados desde março de 2020. MS já perdeu 10.404 sul-mato-grossenses para o coronavírus.
Até ontem, 168 pessoas estavam hospitalizadas em decorrência da doença. Entre os internados, 86 estavam em leitos clínicos e 82 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Com informação do Portal Correio do Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário