quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

UEMS trabalhará para preencher todas as vagas pelo SISU

Foi divulgada, em nível nacional, uma matéria jornalística indicando a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) como a instituição brasileira que registrou maior sobra de vagas entre todas as que participaram do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2011.

Apesar de explicar que essas vagas serão redistribuídas em lista de espera, a critério de cada instituição, a reportagem não leva em conta questões legais que explicam a citada sobra de vagas na Universidade sul-mato-grossense.

Atendendo à legislação estadual, a UEMS reserva, em suas 15 unidades, 10% de todas as vagas oferecidas na graduação à população indígena.

Ocorre que, em algumas cidades onde a UEMS está instalada, a população indígena é muito pequena, o que, consequentemente, torna menor a procura destes possíveis cotistas às vagas reservadas pela Universidade.

De acordo com o Diretor de Registro Acadêmico da UEMS, Célio Luiz da Silva, as vagas não preenchidas por indígenas nestas cidades serão remanejadas entre os demais concorrentes, até que a Universidade fique sem vagas ociosas.

Por isso, segundo Célio Luiz, é importante que todos os que não forem convocados nas chamadas regulares do SiSU preencham a Declaração de Interesse – de 11 a 15 de fevereiro – manifestando a intenção em continuar concorrendo às vagas da UEMS. Depois de declarado o interesse, os candidatos integrarão uma lista de espera produzida pelo próprio SiSU. É esta lista que será utilizada pela UEMS nas futuras convocações.

Diante desse contexto legal e geográfico, a UEMS tranquiliza seus candidatos deixando claro que a instituição trabalhará firmemente no sentido de preencher todas as vagas em todos os seus cursos de graduação.

Nenhum comentário: