quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Jovens têm com cursos tècnicos trabalho imediato diz FTI/MS

Jovens e adolescentes, que buscam oportunidade do primeiro emprego em Mato Grosso do Sul, devem ficar atentos aos inúmeros cursos profissionalizantes oferecidos por instituições públicas e privadas na Capital e interior.

“Há uma carência muito grande de profissionais técnicos em diversas áreas do setor industrial, por exemplo”, afirma José Roberto Silva, presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Mato Grosso do Sul – FTI/MS.


Ele estimula os jovens a fazer esses cursos porque dão retorno imediato à formatura que normalmente demora em média de 2 anos. “Se o jovem quiser continuar seus estudos depois de formado num curso técnico ele tem todas as condições de estudar e trabalhar ao mesmo tempo e com uma diferença básica: o trabalho normalmente rende um salário muito melhor que se ele não tivesse o curso técnico”, explica José Roberto.


Sua federação, que abrange, entre outros, profissionais do setor de álcool e açúcar, conhece bem a necessidade de mão-de-obra especializada nesse setor que tem crescido bastante nos últimos anos em Mato Grosso do Sul. Novas indústrias de beneficiamento da cana-de-açúcar estão sendo inauguradas no Estado e a necessidade de profissionais em diversas áreas é muito grande.


José Roberto disse que estimula os jovens a fazer esses cursos técnicos porque muitos deles têm preconceito de se especializarem nessas áreas ao invés de outras profissões de nível superior. “Não podemos ter apenas médicos, engenheiros e advogados formados todos os anos. O mercado precisa, com urgência de bons profissionais em outras áreas e para contratação imediata”, afirma o sindicalista.


O SENAI, segundo José Roberto, é uma das principais fontes dos inúmeros cursos para o mercado de trabalho imediato na Capital e interior do estado. Além dele existem outras instituições privadas que também oferecem bons cursos em diversas áreas por um preço inferior à de uma faculdade e com menos tempo de preparação, como é o caso de técnico em açúcar e álcool, em química e tantas outras áreas.


ECONOMIA DE MS – A economia de Mato Grosso do Sul, a exemplo de outros Estados, tem sido bem aquecida nos últimos anos e em especial em 2010, quando novas indústrias se instalaram aqui. Esse crescimento deverá continuar e segundo José Roberto, novos profissionais serão necessários para contratação imediata, afirma. Por isso ele insiste: “os jovens devem ficar atentos e não perder grandes oportunidades de emprego nas novas empresas que estão sendo instaladas na Capital e interior do Estado, especialmente em Três Lagoas onde o crescimento é ainda maior que a média dos demais municípios de MS.

Nenhum comentário: