quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

UEMS é selecionada para oferecer mestrado de matemática

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) foi aprovada para integrar, em 2011, o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat).

O resultado foi divulgado pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) que, além da UEMS, aprovou outras 53 instituições de ensino superior brasileiras para integrar o programa.

Segundo o coordenador do novo mestrado na UEMS, Prof. Dr. Vando Narciso, “esta é mais uma conquista do grupo de professores e técnicos da UEMS".

A capacitação visa suprir o baixo rendimento que o Brasil tem apresentado em relação à disciplina, ainda temida pela maior parte dos alunos.

De acordo com o Programme for International Student Assessment (Pisa), a mais importante avaliação educacional do mundo, o Brasil ocupa a 57° colocação em desempenho de matemática, em um ranking de 65 países.

Apesar do rendimento ser ainda insatisfatório, a avaliação do Brasil no último Pisa foi vista com otimismo pelo Ministério da Educação (MEC). Em sua página oficial, o ministério destaca o aumento de 33 pontos em sua média geral nos últimos dez anos.

O relatório mostra que o Brasil é o terceiro País que mais cresceu em Educação Básica na década, atrás apenas de Chile (crescimento de 37 pontos) e Luxemburgo (melhora de 38 pontos).

É justamente para dar continuidade ao processo de melhora ao ensino que programas como o Profmat têm sido implantados pelo MEC.

O Programa

O Profmat é um curso semipresencial que concederá aos participantes o título de mestre em matemática. O curso será coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e integrado por instituições de ensino superior associadas em uma rede nacional no âmbito do Sistema UAB.

De acordo com o coordenador Vando Narciso, as inscrições para os candidatos interessados serão realizadas durante todo o mês de janeiro de 2011, com a prova de seleção prevista para 19 de fevereiro, pelo site: www.profmat-sbm.org.br .

Os cursos oferecidos de pós-graduação stricto sensu serão prioritariamente voltados para aprimoramento da formação profissional de professores da educação básica. O curso disponibilizará bolsas Capes para professores em exercício na Rede Pública.

O objetivo da iniciativa, de acordo com o MEC, é promover a formação continuada de professores das Redes Públicas de Educação, com uso de tecnologias da educação a distância.

Para o reitor da UEMS, Prof. Dr. Gilberto Arruda, esta é mais uma demonstração do empenho, da capacidade e da qualidade que a equipe UEMS impõe em suas atividades para a melhoria da educação básica sul-mato-grossense.

Mais informações sobre o regimento, as normas acadêmicas e o resultado do Profmat podem ser conferidas no site: www.capes.gov.br/educacao-a-distancia/editais/chamadas/profmat.

Nenhum comentário: