sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Mato Grosso do Sul é exemplo de educação empreendedora

Passados quatro anos desde a sua implementação, a Junior Achievement comemora forte crescimento em Campo Grande. De 2006 para cá os resultados positivos se acumulam.

A cada balanço anual o número de cursos oferecidos, de voluntários e de alunos aumenta sem timidez. Em grande parte, esse saldo está associado à resposta das escolas do estado, que cada vez mais, acreditam na importância da educação econômica prática.

Segundo os dados do relatório anual da Junior Achievement, o crescimento do período 2009 para 2010 foi de 340%.

Olhando de outro modo, o número de atendimentos realizados no ano passado equivale a 43% do total de alunos atendidos desde 2006. Ou seja, somente 2010, foram feitos quase a metade de todos os atendimentos efetuados ao longo de três, dos quatro anos de existência. Em números registra-se no ano passado 2.745 alunos, 116 voluntários e 23 escolas.

Além da expansão das atividades outro fator sofreu uma mudança significativa. A grade de programas de Mato Grosso do Sul ofertou 14 curso no ano passado, o mesmo que 63% da grade nacional. Essa marca dá ao Estado o maior plantel de programas ativos do País, só atrás mesmo da Junior Achievement Brasil com 22 cursos. De modo geral a JAMS, em pouco mais de três anos dobrou sua linha de atuação, conquistando mais espaço nas escolas da Capital.

Contudo nada desse sucesso seria possível sem um agente transformador, que fosse o elo entre a escola e a JAMS. Essa figura é representada pelo voluntário que pode ser qualquer pessoa disposta a ensinar. Não há restrições prévias. Todos passam por uma capacitação, recebendo treinamento e orientação para executar os projetos. O voluntário só precisa dedicar algumas horas do seu dia. Ao final de cada programa ele ainda recebe um certificado de participação reconhecido internacionalmente.

É na soma desses esforços que a JAMS espera em 2011, crescer mais e atingir quatro mil alunos. De acordo com o Diretor Superintendente do Sebrae/MS e Presidente do Conselho Diretor da Junior Achievement Mato Grosso do Sul, Cláudio Mendonça, o projeto da JAMS é fundamental no despertar do espírito empreendedor dos jovens. “Ela é uma ação para o futuro. Constrói as bases que formarão empresários, líderes, e indivíduos capazes de gerir o próprio caminho transformando sua comunidade”, completa Mendonça.

Nenhum comentário: