sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Vem aí uma nova biofábrica no Brasil

 

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Brasileira está de olho no mercado de macrobiológicos: "Oportunidade"
Por:  -Leonardo Gottems

A fabricante brasileira de biopesticidas Promip revelou que vai inaugurar sua segunda biofábrica no país. Com isso, a empresa afirma que triplicará a capacidade produtiva para 200 toneladas-ano de bioinsumos, com o objetivo de crescer 30% ao ano.


Com 17 anos de atuação, a Promip desenvolveu uma ampla linha de produtos para defesa vegetal resultante de agentes microbiológicos (vírus, bactérias e fungos) e macrobiológicos (ácaros, insetos e nematoides). O investimento no aumento da produção ocorre no momento em que a Promip também apresenta ao mercado uma nova identidade de marca. 



Depois de vender a Promip Serviços (divisão de pesquisas para terceiros) à francesa Staphyt, em 2022, a empresa refez sua estratégia de negócios, agora voltada unicamente ao desenvolvimento e à produção de bioinsumos para culturas de milho, soja, cana-de-açúcar e FLV - frutas, legumes e verduras, entre outras.


“A nova identidade da marca resume o propósito da Promip: buscar na natureza a tecnologia e a inovação para disseminar o manejo integrado de pragas (MIP) no país”, ressalta Marcelo Poletti, CEO e cofundador. Conforme o executivo, ao triplicar sua capacidade produtiva, a empresa adquire robustez e tração para vislumbrar um crescimento de 30% ao ano nos próximos períodos, com receita projetada entre R$ 300 milhões e R$ 500 milhões, até 2028.


De acordo com Poletti, ainda em 2023 a Promip destinará recursos com vistas à rápida ampliação de seu portfólio de produtos, de atuais 12 marcas comerciais para pelo menos 20, no prazo de dois anos. O executivo assinala ainda que a empresa se reestruturou com objetivo de levar insumos a novos mercados, além dos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, atualmente predominantes. 


“A cobertura do território nacional virá em pouco tempo, por meio de parcerias já em estágio de assinaturas de contratos. Essa relação abrange desde o canal de distribuição de defensivos agrícolas até outras companhias desenvolvedoras de biológicos ou bioinsumos”, adianta Poletti.


Especificamente na área de hortaliças e frutas, continua ele, a meta de curto prazo contempla implementar em escala o programa “MIP Experience”. Esta iniciativa une a empresa a companhias de peso como FMC e BASF, além de gigantes do varejo e pequenos e médios produtores. 


“Vamos multiplicar e certificar a produção de hortaliças livres de resíduos, ancorados em práticas e recursos que reduzem emissões, consumo de água e agroquímicos”, diz ele. Ainda segundo Poletti, a Promip seguirá focada em crescer mais dois dígitos no mercado de produtos macrobiológicos, hoje correspondentes a 30% da receita. 


“Existem poucas companhias com especialidade no segmento. Trata-se de uma oportunidade. Temos a expectativa de, a partir de 2024, lançar formulações e misturas de última geração. Tais soluções ampliarão o espectro de controle natural de pragas e doenças na fronteira agrícola”, completa.

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