domingo, 26 de fevereiro de 2023

Em missa de abertura, bispo de Campo Grande queixa-se de padres que "levantam a voz contra a igreja"

 

                                            Reprodução/Youtube Arquidiocese de Campo Grande

BÁRBARA CAVALCANTI

A missa de abertura da Campanha da Fraternidade 2023 celebrada pelo arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, foi marcada por críticas aos próprios membros da igreja, além do apelo pela solidariedade com as pessoas mais vulneráveis e que sofrem com fome. 


O evento aconteceu na manhã deste domingo (26) no Poliesportivo Dom Bosco.


O arcebispo abriu a sua missa comentando ter se preocupado com a celebração por conta das divisões dentro da instituição e “ataques contundentes à própria campanha”. 


“Hoje existem pessoas que se dizem católicas, inclusive padres e um ou outro até bispo, que de repente levanta a voz de uma maneira muito estranha contra a unidade da própria igreja”, lamentou. 



“O que resta, o que sobra da nossa identidade católica? Qual será o nosso ponto de referência? Dizer que é só bíblia? Bom, aí nós viramos protestantes de vez. Com todo respeito aos protestantes, mas os católicos têm um magistério, uma estrutura, uma tradição”, refletiu. 


O arcebispo ainda lembrou que essa é a terceira vez que a Campanha da Fraternidade trata da fome como assunto.


Assim, a divisão dentro da própria igreja é assunto que se estende por alguns anos e por todo o país.


O arcebispo também relatou que em eventos que ele participou no ano passado, em Aparecida (SP) e Recife (PE), já ouvia sobre essas divisões. 


Mas Dom Dimas também elogiou aqueles que se empenham pela ajuda aos mais necessitados, elogiando paróquias que atuam com projetos para a população de rua e distribuição de alimentos. 


Assim, reforçou a importância do envolvimento dos fiéis e da igreja em ações solidárias, ressaltando todo objetivo da Campanha.


“A opção preferencial pelos pobres é inerente à nossa fé cristológica”, declarou. 


Durante o evento, os participantes foram convidados a levarem alimentos não perecíveis para doação às instituições parceiras.


A solenidade foi transmitida ao vivo  está disponível no canal do Youtube da Arquidiocese de Campo Grande. 


Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: