terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Com Messi melhor do mundo, Argentina brilha em Prêmio Fifa The Best

 Gazeta Esportiva


Campeã do mundo no Catar, a seleção argentina brilhou no Prêmio The Best, concedido pela Fifa, nesta segunda-feira, em Paris, na França. Protagonista da Copa do Mundo, Lionel Messi foi o destaque da noite ao ser eleito o melhor jogador do mundo.


O craque argentino recebeu a premiação da Fifa pela sétima vez em sua carreira, ampliando a margem para Cristiano Ronaldo, que tem cinco prêmios da entidade. Além desta temporada, Messi já foi eleito o melhor do mundo pela Fifa em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015 e 2019.


Em 2022, aos 35 anos, o atacante conduziu a seleção argentina à conquista da Copa do Mundo no Catar ao marcar sete gols e dar três assistências. Messi ainda foi eleito o melhor jogador do torneio. Pelo Paris Saint-Germain ele conquistou o título francês em sua primeira temporada pelo clube e também faturou a Supercopa da França.



Além de Messi, os argentinos faturaram prêmios em outras três categorias. Um dos heróis da final contra a França, com uma defesa nos acréscimos da prorrogação, Emiliano Martínez foi eleito o melhor goleiro.


Já Lionel Scaloni superou a concorrência de Pep Guardiola, do Manchester City, e de Carlo Ancelotti, do Real Madrid, e recebeu o prêmio de melhor treinador de 2022. Por fim, os torcedores argentinos foram os vencedores do Fifa Fan Awards, prêmio que reconhece histórias marcantes de torcedores pelo mundo.


Apesar do destaque do país sul-americano, Lionel Messi foi o único argentino no time ideal premiado pela Fifa nesta noite. Até mesmo Emiliano Martínez ficou fora e deu lugar a Thibaut Courtois na seleção eleita, que teve o volante Casimiro como o único brasileiro.


Outros premiados

Na cerimônia do The Best, a Fifa também premiou as principais atletas do futebol feminino. Pela segunda temporada consecutiva, a espanhola Alexia Putellas conquistou o prêmio de melhor jogadora pelas atuações no Barcelona e na seleção de seu país.


Já Mary Earps, do Manchester United e da seleção inglesa, foi eleita a melhor goleira da temporada. Enquanto isso, a alemã Sarina Wiegman, que dirige a Inglaterra, ganhou o prêmio de melhor treinadora.



O Prêmio Puskás, que elege o gol mais bonito da temporada e tinha o brasileiro Richarlison entre os concorrentes, ficou com Marcin Oleksy, jogador amputado que marcou um golaço de voleio no campeonato polonês de sua modalidade.


Já o Prêmio Fifa Fair-Play ficou nas mãos de Luka Lochoshvili, atleta georgiano que hoje atua pelo Cremonese, da Itália. Ele foi eleito por ter ajudado a salvar a vida de um adversário ainda dentro de campo.


Pelé homenageado

No início da cerimônia, antes das entregas dos troféus, a Fifa realizou uma homenagem para o Rei Pelé. O presidente da entidade, Gianni Infantino, falou da importância do jogador para a história do futebol, assim como Ronaldo Fenômeno. Foram das mãos dele que a viúva do Rei, Márcia Aoki, recebeu uma premiação especial. Houve, por fim, uma apresentação do cantor brasileiro Seu Jorge.

Veja todos os vencedores do Prêmio The Best

Melhor jogadora: Alexia Putellas (Barcelona e seleção espanhola)

Melhor jogador: Lionel Messi (Paris Saint-Germain e seleção argentina)

Melhor goleira: Mary Earps (Manchester United e seleção inglesa)

Melhor goleiro: Emiliano Martínez (Aston Villa e seleção argentina)

Melhor treinadora (futebol feminino): Sarina Wiegman (seleção inglesa)

Melhor treinador (futebol masculino): Lionel Scaloni (seleção argentina)

Prêmio Puskás: Marcin Oleksy (Warta Poznan)

Fifa Fan Awards: Torcedores da Argentina

Fifa Fair-Play: Luka Lochoshvili (Cremonese)

Seleção FifPro feminina: Christiane Endler; Lucy Bronze, María León, Leah Williamson e Wendie Renard; Alexia Putellas, Keira Walsh e Lena Oberdorf; Sam Kerr, Beth Mead e Alex Morgan.

Seleção FifPro masculina: Thibaut Courtois; Achraf Hakimi, Virgil van Dijk e João Cancelo; Casemiro, Luka Modric, Kevin de Bruyne; Kylian Mbappé, Karim Benzema, Erling Haaland e Lionel Messi.

Nenhum comentário: