segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Grupo Fulano di Tal leva montagem sobre Guri Árvore a 12 cidades

 

                                           Reprodução/ Vaca Azul


Tudo pronto. Malas no bagageiro e todo mundo a bordo. É o Fulano di Tal pegando a estrada para uma turnê daquelas pelo interior do Estado. 


Na verdade, quando você estiver lendo esta página, os integrantes do grupo teatral de Campo Grande, que completa 20 anos de atividades neste ano, provavelmente já estarão a mil por hora, ao lado da equipe da Escola Municipal São Francisco, em Rio Negro.


É por lá que o Fulano di Tal apresenta, a partir das 16h30min, com entrada franca, o espetáculo “A Fabulosa História do Guri-Árvore”, marcando o início de um ambicioso projeto do grupo.


Trata-se de Os Bocós e suas Andanças pelo MS, contemplada com recursos do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC-MS), da Fundação de Cultura de MS (FCMS), que segue ainda para outras 11 cidades do Estado, até o dia 11 de março, quando aportará em Terenos, última parada antes do regresso à Capital. 



O projeto prevê que, além de uma apresentação da montagem, que mergulha em importantes personagens reais da cena cultural de MS no universo do poeta Manoel de Barros (1916-2014), sejam realizadas uma oficina e uma serenata em cada município do roteiro traçado pela trupe.


Toda a experiência será registrada com vistas a uma futura produção audiovisual.


Roteiro

Confira a seguir o itinerário do Fulano di Tal, cidade a cidade, até o dia 11 de março.


Os “bocós” começam as andanças pelo norte do Estado, passando hoje por Rio Negro, amanhã por São Gabriel do Oeste e por Rochedo na quarta-feira. Partem em seguida para o leste, chegando a Ribas do Rio Pardo na quinta-feira, a Santa Rita do Pardo na sexta-feira e ao município de Nova Andradina no sábado.


Na região sul, circulam por Fátima do Sul (6 de março), Rio Brilhante (7 de março) e Maracaju (8 de março). A circulação será encerrada na região oeste, em Miranda (9 de março), Aquidauana (10 de março) e em Terenos (11 de março).


Enredo

Cada cidade receberá uma única sessão de “A Fabulosa História do Guri-Árvore”. Na peça, a partir de um amontoado de coisas “desúteis”, os irmãos Abílio (Douglas Moreira) e Palmiro (Edner Gustavo) iniciam uma viagem por uma terra estranha.


Fuçando nos objetos espalhados pelo quintal, eles encontram uma “geringonça desreguladora de memórias”, que dá início à contação dessa fabulosa história.


Por meio do lúdico e do teatro de animação (objetos, bonecos e sombras), da pantomima e da palhaçaria, são contadas histórias do nosso próprio quintal, utilizando também o “fazedor de imaginanças”.



Junto aos personagens principais, se fazem presentes o vovô Manoel de Barros, Bernardo, Bugrinha (Conceição dos Bugres), professora Maria da Glória Sá Rosa, Lídia Baís e Wega Nery.


Na trilha, composições feitas especialmente para o espetáculo pelo músico e ator Ewerton Goulart. A classificação é livre.


Oficina e Serenata

Nas andanças, o grupo de teatro Fulano di Tal também realizará mediações culturais e oficinas, como descreve o diretor Marcelo Leite.


“Para abrirmos diálogo com o público, aproximá-lo do nosso fazer artístico, e compartilharmos um pouco dos nossos conhecimentos. Faremos uma mediação cultural com a comunidade e a oficina de teatro de objetos Lugar de Ser Bocó – Criando Histórias com Objetos do Nosso Quintal, em cada cidade por onde passarmos”, afirma.


“Outra ação será a ‘Serenata dos Bocós’, uma intervenção artística que faremos pelas ruas das cidades, com músicas, poesias e panfletagem, para divulgarmos as ações que realizaremos em cada local”, completa o diretor Edner Gustavo.


Documentário

Toda circulação será gravada, por meio de abordagem documental, com depoimentos da equipe e do público, cenas de bastidores, das apresentações e das oficinas.


“Um registro que buscará a reflexão sobre pensar e fazer teatro no estado de Mato Grosso do Sul, com estreia no nosso canal do YouTube”, promete Edner.

Nenhum comentário: