terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Dourados terá seu primeiro padre casado

 


                                             Foto: Ligado na Redação


A Paróquia Sirian Ortodoxa Mãe de Deus, em Ponta Porã – MS e a Missão Sirian Ortodoxa São Pedro e São Paulo, em Dourados – MS, tem a imensa alegria de presentear esta região com o primeiro sacerdote siríaco-ortodoxo, que será ordenado pela imposição de mãos e orações de Sua Santidade, Moran Mor Ignatius Aphem II, Patriarca da Igreja Siríaca Ortodoxa de Antioquia e todo o Oriente, e de Vossa Eminência, Mor Tito Paulo George Hanna, Arcebispo e Núncio Apostólico da Igreja no Brasil e América Latina.


Sua Santidade Moran Mor Ignatius Aphem II estará em Visita Pastoral ao Brasil em março deste ano. Na ocasião, no dia 25 do mesmo mês, na Catedral de Nossa Senhora da Anunciação, em Brasília – DF, o Sumo Pontífice celebrará o Sacramento da Ordem no qual serão ordenados os novos sacerdotes (padres) da Igreja Siríaca Ortodoxa. Dentre os ordenandos estará Luciano Santos Barros.


Luciano Barros, 43 anos, mais conhecido por Diácono Paulo, é sul-mato-grossense, natural de Dourados e será o primeiro padre casado em Dourados, cidade onde assumirá os trabalhos da Igreja de Cristo, assim também como no município de Ponta Porã – MS. Luciano é casado com Naiara Costa, 35 anos, há 16 anos e é pai do Pedro Henrique, de 13 anos.


Encontrou no matrimônio a realização do sonho de constituir família. Muito ativo nas comunidades que participou, sempre sentiu no coração o chamado ao Serviço de Deus. Encontrou na Igreja Sirian Ortodoxa, a graça de ser esposo, pai e agora padre. “Sempre servi a Deus, eu, indigno servo da Cruz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Estou muito feliz e realizado como esposo e pai. Tenho uma família linda. Agora, vou vivenciar minha outra vocação: servir a Deus e ao próximo como padre”, diz. Sua esposa Naiara, também diaconisa, o apóia e afirma: “O Luciano tem claramente o chamado ao sacerdócio. Ele gosta de viver em comunidade; gosta de estar a serviço; e eu só posso agradecer a Deus por fazer parte de todo este processo, junto com ele e o nosso filho”.


Segundo afirma o Padre Pedro Faustino, “O Diácono Luciano escolheu como nome religioso, Paulo, a exemplo do Apóstolo São Paulo, e tenho certeza de que terá um sacerdócio lindo, de doação e entrega, junto com sua família”.


Para alguns, um padre casado pode parecer muito diferente, principalmente no Brasil onde o celibato é obrigatório para os padres e bispos, por predominar a Igreja Católica Apostólica Romana. No entanto, nas Igrejas Ortodoxas Orientais, como é o caso da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, de rito Oriental e predominante naquela região, é facultativo e permitido aos homens casados serem ordenados padres.


A Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, de Missão, chegou ao Brasil na década de 80 e está presente em 10 estados brasileiros e no Distrito Federal, formando mais de 40 comunidades. Em Dourados, a Missão Sirian Ortodoxa São Pedro e São Paulo iniciou suas atividades em 2021, através da orientação do Padre Pedro Faustino, pároco da Paróquia Sirian Ortodoxa Mãe de Deus, em Ponta Porã. Atualmente a missão conta com 02 diáconos: Diác. Paulo (Luciano Barros) e Diác. João (Enágio Fagner); e 01 Diaconisa (Naiara Costa), além de todo o povo de Deus que já participam das celebrações dominicais e ações promovidas pela primeira comunidade Sirian Ortodoxa de Antioquia de Dourados.


O futuro neo-sacerdote, Padre Paulo, que tem por lema: “Porque a mensagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. I Cor. 1, 18”, celebrará no final de semana seguinte a ordenação, em 02/04/2023, domingo, às 16h00, sua Primeira Divina Liturgia. A Santa Missa campal acontecerá, em espaço aberto, no campo de futebol do Parque das Nações, 2º Plano. 


“Quero estender o convite a todo povo de Dourados, Ponta Porã e região, para que venham celebrar comigo este dia tão especial para mim e minha família, juntamente com toda a Missão de Dourados e a Paróquia Sirian Ortodoxa Mãe de Deus”, convida Luciano.


Para saber mais informações sobre a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, bem como participar de nossas atividades, entre em contato através do (67) 9976-4430 (Diác. Paulo) ou (67) 99902-0180 (Diác. João).


Nenhum comentário: