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O primeiro navio graneleiro com 68 mil toneladas de milho brasileiro para a China chegou ao porto de Dongguan, na província de Guangdong, no sábado. O desembarque do cereal marca a abertura de um novo corredor para o país sul-americano exportar milho ao mercado chinês, segundo comunicado divulgado pela COFCO.
Essa foi a primeira carga do novo acordo feito com a China, que decidiu adicionar o milho brasileiro à sua lista de compras. O objetivo do gigante asiático é expandir ainda mais os canais de importação de milho e reduzir riscos geoeconômicos, de modo a garantir seus estoques e diversificar os fornecedores. Ding Lixin, pesquisador da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas em Pequim, citou como exemplo os riscos causados por fatores externos, como o conflito Rússia-Ucrânia e a queda nos embarques de milho dos Estados Unidos.
As remessas importadas pela COFCO serão transportadas para processadores domésticos de ração por rotas terrestres e aquáticas após inspeção de quarentena e liberação, disse a empresa estatal com sede em Pequim. O volume das importações de milho da China caiu 26,89% anualmente, para 19,75 milhões de toneladas entre janeiro e novembro do ano passado, enquanto suas importações de milho a granel dos Estados Unidos e da Ucrânia caíram 26,3% e 31,95% anualmente, respectivamente, disse a Administração Geral das Alfândegas da China.
Ma Tongchao, chefe de negócios de milho da COFCO Trading, disse que o grupo espera fortalecer a cooperação agrícola China-Brasil e está disposto a importar produtos agrícolas brasileiros de alta qualidade para a China. Segundo ele, esses esforços não apenas oferecerão um enorme mercado para os agricultores brasileiros venderem seu milho e outros produtos agrícolas para a China, mas também atenderão à crescente demanda doméstica chinesa.
A China e o Brasil chegaram a um acordo sobre as importações de milho em maio de 2022. Mais de 130 comerciantes e cooperativas brasileiras receberam luz verde para exportar milho para a China em novembro do ano passado. Wang Yunchao, vice-presidente da COFCO International, disse que mais navios carregados com milho brasileiro, comprados pela COFCO, estão atualmente a caminho da China.
Para atender à demanda de consumidores domésticos e fabricantes de alimentos, a COFCO assinou mais de US$ 10 bilhões em contratos de compra com parceiros estrangeiros de países como Tailândia, Camboja, EUA, Canadá, Austrália, França, Cazaquistão, Rússia e Brasil em novembro do ano passado.
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