quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Polícia não descarta bloquear fronteira entre Brasil e Bolívia

 Protestos no país vizinho podem levar ao bloqueio da linha internacional novamente


A fronteira entre Bolívia e Corumbá, a 426 km de Campo Grande, tem a possibilidade de ser fechada novamente na noite desta terça-feira (03), devido aos protestos que ocorrem no país vizinho. De acordo com o 6º Batalhão da Polícia Militar de Corumbá, a linha internacional continua aberta à tarde, mas não é descartada a chance que o trânsito seja bloqueado nas próximas horas.


De acordo com o Portal Diário Corumbaense, há dois pontos de bloqueios na Rota Bioceânica feitos pelos manifestantes que ligam a Bolívia ao Brasil. Além disso, em Santa Cruz de La Sierra, a 650 km de Corumbá, populares e caminhoneiros realizam bloqueios de pelo menos quatro outras rodovias.


O grupo protesta contra a prisão do governador de Santa Cruz, Luis Fernando Camacho, que foi preso em 28 de dezembro e levado para o presídio de Chonchocoro, acusado de terrorismo. Um juiz boliviano determinou pena de quatro meses.


 

Segundo o portal El Deber, a polícia tem respondido com violência aos protestos, o que tem inflamado as manifestações.


Bloqueios anteriores


A fronteira entre Corumbá e Bolívia ficou fechada por mais de 30 dias no último trimestre de 2022, devido à manifestações do lado vizinho que pediam a antecipação da realização do Censo Demográfico para que a verba distribuída aos estados pudesse ser dividida de forma que representasse melhor a realidade.


A linha internacional foi reaberta definitivamente em 26 de novembro.

Nenhum comentário: