domingo, 29 de janeiro de 2023

“A gente percebe no Governo Federal uma retomada de diálogo”, afirma Riedel

 

                                              Foto Eduardo Teles


Durante o encontro com o presidente, Riedel assinou junto com os demais governadores uma carta em defesa da democracia


O governador Eduardo Riedel afirmou que as prioridades imediatas para Mato Grosso do Sul como os investimentos da rota bioceânica, relicitação da ferrovia Malha Oeste e concessão de rodovias foram bem recebidas pelo Governo Federal, que inclusive abriu uma linha direta para tratar destes assuntos por meio da Casa Civil.


“A gente percebe no Governo Federal uma retomada de diálogo. Isso é muito importante. Já se formou uma linha direta com a Casa Civil para que a gente possa avançar em grandes projetos como a concessão de rodovias federais, o acesso à ponte de Porto Murtinho com a Rota Bioceânica, que está sendo conclusa, assim como toda a relicitação da Malha Oeste e a retomada da UFN-III”, destacou o governador.


Riedel participa desde dia (26) de uma série de agendas em Brasília, sendo que nesta sexta-feira (27) se reuniu com o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva e os demais governadores. “Estamos defendendo os grandes projetos que vão transformar Mato Grosso do Sul”.


Ele ainda citou a parceria com o Estado do Paraná para viabilizar a “Nova Ferroeste”, que vai ligar Maracaju (MS) ao Porto de Paranaguá (PR). “O presidente Lula deve ir ao Paraná. Combinamos isso para que seja feita até abril. São projetos em parceria com os outros estados, sendo necessário que tenha diálogo, canal direto, bom planejamento, para que seja executado”, completou.


Outro assunto tratado com o Governo Federal foram as perdas dos estados com a redução das alíquotas de ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e serviços) em diversos setores.


“É importante que o Governo Federal se envolva nessa discussão porque ela afeta diretamente o pacto federativo. São os 26 estados e o Distrito Federal nessa condição. Então, o ministro Fernando Haddad colocou que junto a AGU vai buscar uma solução definitiva dessas questões tributárias”.


Durante o encontro com o presidente, Riedel assinou junto com os demais governadores uma carta em defesa da democracia, reafirmando o compromisso com o Estado Democrático de Direito.


Nenhum comentário: