quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

AgroVersus: a chegada do metaverso no agronegócio brasileiro

 

                                            Foto: Reprodução

Canal Rural

Com o intuito de entrar no cenário atual do agronegócio no Brasil e levar tecnologia para a área, a Agência Casa Mais, empresa do Metaverso e Realidade Virtual e Aumentada, inaugura o projeto “AgroVersus” que leva pela primeira vez para todo o país o metaverso no agro.


Segundo a empresa, as novas tecnologias disponíveis contribuem no aumento da eficiência econômica dos processos de produção e prestação de serviços, mas muitas vezes o nível técnico dos colaboradores ligados diretamente a produção agrícola e pecuária não dispõem dos conhecimentos e habilidades de campo. Portanto, é preciso uma capacitação acelerada e eficaz dos técnicos que estão envolvidos com em toda a cadeia produtiva.


Por meio da criação de uma experiência de Treinamento no Metaverso para o Agro, são desenvolvidas atividades que incluem as ferramentas necessárias para que possa se criar um fluxo de aprendizado para qualquer tipo de informação do setor agropecuário ao coletar dados de terrenos e áreas de plantio. Com isso, o usuário verá um menu de fácil navegação e terá acesso a todos os tipos de larvas e percevejos como se fosse um catálogo digital, o que também facilita a interação e navegabilidade. 


Ao se deparar com um ponto do mapa ou escolher um dos insetos do menu, o profissional tem uma visão micro da plantação, e um modelo 3D da criatura é apresentado com suas características e comportamentos naturais na plantação, e ao clicar no botão de interação, um vídeo animado com o seu professor virtual se inicia, com uma aula cheia de ilustrações detalhadas com pop ups interativos, que ensinam de forma prática e virtual quais são as características dessa espécie que foi selecionada. 


O treinamento no metaverso para o Agro pode ser adaptado para outros tipos de conteúdos e de outras áreas do setor, além da plantação de soja ou controle de pragas, sendo que este foi criado apenas como exemplo. Dentre os benefícios de levar o treinamento como melhora de performance também são observadas melhoras na economia da empresa, ao diminuir gastos com deslocamento de equipe e baixo custo de produção; os dados gerados promovem um estudo e análise da evolução dos treinamentos; a interatividade é inovadora e muito imersiva, tornando-a menos exaustiva; e o profissional tem mais atenção ao poder utilizar um óculos de Realidade Virtual ampliando a experiência. 


“O futuro já é agora! Esse passo é muito importante, pois estamos levando tecnologia do metaverso pela primeira vez no Brasil para dentro do agronegócio, uma área que demanda muitos conhecimentos específicos e que será desenvolvida ainda mais com o monitoramento, estudo e treinamento oferecido pelo “AgroVersus”. É tudo personalizado para cada realidade e necessidade agronômica com intuito de treinar e capacitar aos técnicos de campo encarregados de fazer o monitoramento fitossanitário nas fazendas e facilitar o trabalho”, explica Fábio Costa, CEO da Agência Casa Mais.

Nenhum comentário: