segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

São Paulo deve produzir 3,2% mais cana-de-açúcar

                                                          Divulgação


 “As precipitações retornaram aos níveis normais para o período"

Por:  -Leonardo Gottems

A produção de cana-de-açúcar do estado de São Paulo, a maior do Brasil, é estimada em 308,1 milhões de toneladas, volume 3,2% superior ao do ciclo anterior (298,5 milhões), segundo levantamento do Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Em comparação ao levantamento anterior, realizado em agosto de 2022, houve um aumento de 8,7% nas estimativas para a produção.



“As precipitações retornaram aos níveis normais para o período, contribuindo para o bom desenvolvimento das lavouras. É uma boa notícia para os produtores e a economia paulista e brasileira. Afinal, o estado é o principal produtor do País”, afirma o presidente da FAESP, Fábio de Salles Meirelles. Após São Paulo, o segundo maior estado produtor no país é Goiás, com produção estimada de 71 milhões de toneladas. Em terceiro lugar vem Minas Gerais, com estimativa de 68 milhões de toneladas.


O dado destacado indica que a área colhida no estado sofreu retração de 1,4% frente à safra anterior e soma 4,15 milhões de hectares, mas o clima favorável possibilitou um ganho de 4,7% em produtividade, que atinge 74.295 kg/ha neste ciclo. “Na indústria, a expectativa é de que a produção de açúcar cresça 3,8%, passando de 21,4 milhões de toneladas da última safra para 22,2 milhões de toneladas neste ciclo. Para o etanol, houve redução de 1,9% no volume produzido, que soma 11,7 bilhões de litros. Desse total, 5,5 bilhões de litros correspondem ao etanol anidro, que registra alta de 3,0%, e 6,2 bilhões de litros ao etanol hidratado, que apresenta queda de 5,9% nesta temporada”, indica a entidade.

Nenhum comentário: