domingo, 29 de janeiro de 2023

Costa do Marfim aumentará capacidade de moagem de cacau

 

                                                           Pixabay

A Costa do Marfim é o maior produtor mundial de cacau
Por:  -Seane Lennon

A Costa do Marfim aumentará a quantidade de cacau que processa internamente para 49% da produção a partir de outubro, com a adição de várias novas fábricas, disse na sexta-feira o chefe do regulador do setor. A Costa do Marfim é o maior produtor mundial de cacau, com uma produção anual de cerca de 2,2 milhões de toneladas. Atualmente cerca de 35-40% é processado no país e o restante exportado, mas o governo tem uma meta de aumentar para pelo menos 50%.



O país da África Ocidental assinou um acordo com os Emirados Árabes Unidos para a construção de uma nova fábrica em San Pedro com uma capacidade de moagem de 120 mil toneladas, disse Yves Brahima Kone, director-geral do Conselho do Café e Cacau (CCC), que foi em Abu Dhabi este mês para abrir um novo escritório da CCC. "Esta representação permanente (em Abu Dhabi) é fruto da nossa nova visão para o cacau marfinense que queremos exportar para todo o mundo. Este escritório vai permitir-nos explorar mercados na Ásia, Médio Oriente e Norte de África", disse. Reuters.


A Costa do Marfim também espera que duas novas fábricas financiadas pela China entrem em produção em outubro, com capacidade de produção de 50.000 toneladas cada, disse Kone.


As novas fábricas permitirão ao país processar mais de 1 milhão de toneladas de cacau por ano, tornando-se o principal moedor de cacau do mundo, disse ele. Atualmente disputa com a Holanda o primeiro lugar. O estado implementou uma política agressiva nos últimos anos para tornar o processamento local atraente, inclusive oferecendo reduções de impostos e outros incentivos para empresas da Costa do Marfim.


Fonte Reuters com tradução Agrolink*

Nenhum comentário: