terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Soja dispara na largada da semana: CONFIRA o que muda

                                                         Pixabay


 Veja ainda outros fatores que mexem no preço da soja neste momento

Por:  -Leonardo Gottems


Os preços da soja fecharam a segunda-feira, 30 de Janeiro, em forte alta com a expectativa de aumento da demanda chinesa e exportações dos Estados Unidos. Os futuros da oleaginosa dispararam diante da expectativa de retomada da demanda chinesa, depois do término do seu feriado anual, para abastecer seus estoques considerados baixos. 



De acordo com a equipe de analistas de mercado da Consultoria TF Agroeconômica, outro fator que   também foi positivo foi o aumento de 0,90% nas exportações norte-americanas. Por outro lado, a alta foi contrabalançada pelas chuvas na Argentina e pelas notícias de levantamentos privados que confirmam uma safra recorde no Brasil.


Outros fatores que mexem no preço da soja neste momento:


*POSIÇÃO DOS FUNDOS: A CFTC informou que os Fundos tinham 146.261 contratos líquidos de compra a descoberto em 24/01. Esse foi um total líquido mais fraco de 22k ao longo da semana, já que os fundos fecharam 14k comprados e adicionaram 8k novos shorts. Os hedgers comerciais de soja adicionaram 15.000 novos hedges longos, o que ajudou a enfraquecer seus contratos líquidos vendidos em 19.000, para 179.807.


*CHINA-PREÇOS RECUAM: Os preços locais da soja em Dalian foram mais fracos após o feriado do Ano Novo Lunar, caindo de 9 para 22 yuans/MT no mercado doméstico. Os preços da soja Dalian No2, mais competitivos na importação, subiram acentuadamente após o intervalo de uma semana na China, já que os primeiros meses registraram ganhos de 36 a 52 yuans/MT. Os preços do feijão de Dalian permanecem invertidos (atrasados) em ambas as classes.


*EUA-EXPORTAÇÕES SEMANAIS: O USDA informou que 1,855 MMT de soja foram exportados durante a semana encerrada em 26/01, aumento de 16,6 mil MT em relação à semana passada e um aumento de 437 mil MT em relação à mesma semana do ano passado. A China foi o principal destino com 76% do total. A atualização semanal teve a exportação acumulada da temporada em 35.989 MMT até 26/01 - atrás do ano passado por apenas 461.035 T.


*BRASIL-COLHEITA ATRASADA: Uma consultoria privada brasileira informou que a colheita de soja está 5,15% concluída, em comparação com o ritmo de 11,4% do ano passado.

Nenhum comentário: