terça-feira, 22 de novembro de 2022

Lewandowski perde pênalti e Polônia empata com o México na primeira rodada da Copa do Mundo

 Gazeta Esportiva


O México foi amplamente superior, mas não conseguiu sair com uma vitória em sua estreia na Copa do Mundo, contra a Polônia. No Stadium 974, o polonês Lewandowski perdeu um pênalti e, apesar do domínio, os mexicanos não marcaram. Com isso, o duelo pela primeira rodada do Grupo C terminou empatado por 0 a 0.


O México ficou na terceira colocação do grupo, com um ponto, e terá um grande desafio na próxima rodada, quando enfrenta a Argentina, no sábado, às 16h (de Brasília). A equipe de Lionel Messi perdeu por 2 a 1, de virada, para a Arábia Saudita e terá sua eliminação decretada com mais uma derrota. Portanto, os mexicanos precisam vencer para encaminhar a classificação para as oitavas de final.



Na segunda colocação, também com um ponto, a Polônia duelará contra a Arábia Saudita na segunda rodada do Grupo C. Apesar de não chegarem na Copa do Mundo como favorito, a vitória dos árabes contra a Argentina acendeu um alerta para quem vai enfrentá-los. Com mais uma vitória, garantem a classificação, enquanto os poloneses podem perder a vaga nas oitavas caso percam.


México domina a primeira etapa


A primeira grande oportunidade saiu pela direita do ataque mexicano, logo com 3 minutos de bola rolando. Lozano recuperou a posse na saída de bola polonesa e saiu em disparada para a linha de fundo. O atacante cruzou para área e encontrou Vega na segunda trave. O jogador tentou a finalização, mas acabou se atrapalhando e desperdiçou a chance.


Novamente pela direita, o México ficou perto de abrir o placar aos 25 minutos. Lozano lançou Héctor Herrera pela lateral e o meia tentou um cruzamento, mas a bola explodiu na defesa. Na sobra, Herrera cruzou novamente e Vega subiu mais alto que o zagueiro na segunda trave, mas acabou mandando à direita do gol.


Aos 27, os mexicanos chegaram com perigo mais uma vez. Gallardo foi lançado para a área e ganhou a dividida com o goleiro, mas foi travado pela defesa e não conseguiu finalizar. O lance, porém, foi interrompido pela bola ter batido na mão do lateral. Com 38 minutos no relógio, Lozano recebeu na direita da área e cruzou para o meio. Hector Herrera chegou batendo e foi travado.


Aos 44, o México assustou o Szczesny com um chute pela direita. Após uma sobra, o lateral Jorge Sánchez bateu com força para o gol e obrigou o goleiro a fazer a defesa, mandando para escanteio. Apesar da pressão ter se mantido até o intervalo, os mexicanos não conseguiram marcar e o primeiro tempo terminou empatado.


Lewandowski para em Ochoa

Na volta do intervalo o México seguiu superior, mas foi a Polônia que assustou primeiro. Aos 8 minutos, Lewandowski recebeu dentro da área e dividiu com Héctor Moreno. O atacante foi derrubado e pediu pênalti, que foi assinalado após o auxílio do VAR. O camisa 9 polonês foi para a cobrança e bateu forte no canto direito. Ainda assim, Ochoa acertou o canto e conseguiu fazer uma grande defesa para impedir o primeiro gol do jogo.


Aos 18, foi a vez de Szczesny fazer a diferença. Edson Álvarez recebeu na intermediária e arriscou um chute de longe. A finalização seria inofensiva se não fosse um desvio de cabeça no meio do caminho, feito pelo atacante Henry Martín. O goleiro da Polônia já caminhava para seu canto direito, mas conseguiu mudar de direção e espalmar a bola na esquerda.


Entrando na reta final da partida, aos 34, Vega recebeu uma cobrança lateral na entrada da área e viu uma oportunidade para finalizar. Seria um golaço, mas o atacante não pegou bem na bola e o chute acabou saindo longe do gol, à direita. Aos 51, Krychowiak arriscou de longe, mas também errou a meta. Sem mais chances claras para ambos os lados, o placar inicial se manteve e ambas as seleções saíram com um ponto.


FICHA TÉCNICA


MÉXICO X POLÔNIA


Local: Stadium 974, em Doha (Catar)

Data: 22 de novembro de 2022 (dia)

Horário: 13h (de Brasília)

Árbitro: Chris Beath (Austrália)

Assistentes: Anton Schetinin (Austrália) e Ashley Beecham (Austrália)

VAR: Shaun Evans (Austrália)


Cartões amarelos:

Gols: Jorge Sánchez, aos 28' do 1T e Héctor Moreno, aos 11' do 2T (México); Frankowski, aos 30' do 2T (Polônia);


MÉXICO: Ochoa; Jorge Sánchez, Montes, Héctor Moreno e Gallardo; Edson Álvarez, Héctor Herrera (Carlos Rodríguez) e Luis Chávez; Lozano, Henry Martín (Raúl Jiménez) e Vega (Antuna).

Técnico: Gerardo Martino


POLÔNIA: Szczesny; Cash, Glik, Kiwior, Bereszynski e  Zalewski (Bielik); Krychowiak, Kaminski e Sebastian Szymanski (Frankowski); Lewandowski e Zielinski (Milik).

Técnico: Czeslaw Michniewicz

Nenhum comentário: