sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Sem consenso, prefeitos devem bater chapa na disputa pela Assomasul

 

                                          Valdir Júnior (PSDB) tentará a reeleição (Foto: Edson Ribeiro)

Eleição de uma das entidades mais respeitadas no contexto estadual está marcada para janeiro


Willams Araújo




Pelo menos três prefeitos manifestaram o desejo de presidir a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) a partir de janeiro do ano que vem, quando ocorrerá a eleição para a escolha da nova diretoria e demais cargos da entidade. 


Por enquanto, não há consenso em torno de uma chapa que agregue o apoio suprapartidário visando os próximos dois anos de mandato. 


Historicamente, nos 41 anos de fundação da Assomasul, a eleição para escolha dos membros da diretoria se dá em chapa única. De lá pra cá, houve pouco embates internos na entidade. 


Coincidentemente, a queda de braço ocorre dentro do PSDB, que detém o controle do governo do Estado, sob o comando do tucano Reinaldo Azambuja, e da Assembleia Legislativa, com o deputado estadual Paulo Corrêa. 


Nas eleição de outubro, o partido elegeu Eduardo Riedel para governar os destinos do Estado nos próximos quadro anos. 


Candidato à reeleição, o atual presidente e prefeito de Nioaque, Valdir Júnior (PSDB), se articula na tentativa de evitar o confronto interno, sobretudo, um possível racha na Associação que representa os 79 gestores municipais.


Nos bastidores, a movimentação em torno do comando da Assomasul envolve os prefeitos de Jateí, Eraldo Jorge Leite (PSDB), e de Amambai, Doutor Bandeira (PSDB). 

Nenhum comentário: