terça-feira, 22 de novembro de 2022

Holanda abate 29 mil galinhas para conter gripe aviária

 

                                             Embrapa


Canal Rural



A Holanda irá abater 29 mil galinhas em uma fazenda no norte do país, após detectar uma cepa altamente infecciosa de gripe aviária. Uma proibição de transporte foi imposta em outras sete fazendas próximas, informou o governo do país europeu.


Segundo a agência de notícias Reuters, é o terceiro caso de gripe aviária em grande escala no país nos últimos dias e o sexto somente neste mês de novembro. Cerca de 6 milhões de aves foram abatidas na Holanda desde que a nova variante da doença foi detectada pela primeira vez, em 26 de outubro do ano passado, destaca a Agência Safras.


A série de abates de galinhas no país europeu, como tentativa de conter o surto de gripe aviária, começou ainda no mês passado. Somente na semana de 24 de outubro, as autoridades locais informaram que mais de 300 mil animais seriam abatidos em uma fazenda no sul holandês.



Gripe aviária além da Holanda

A Holanda não é, contudo, o único país a se ver obrigado a enfrentar surtos de gripe aviária. Ainda na Europa, a França, que totaliza cerca de 22 milhões de aves abatidas desde o começo do ano, impôs, no dia 10 de novembro, “alerta máximo” em decorrência da doença.


Nos Estados Unidos, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) admitiu, em outubro, que o país enfrenta problemas em decorrência da doença. Segundo o órgão, os norte-americanos se aproximam de recorde de mortes de aves.

Nenhum comentário: