segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Ministério Público recomenda suspensão de pagamento do 13º na Câmara de Taquarussu

 

ALISON SILVA                      Taquarussu - Foto: Divulgação


O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) retomou o inquérito civil que visa apurar eventual recebimento irregular de 13º salário pelos vereadores de Taquarussu, município distante 329 km de Campo Grande. 


A justificativa do MPMS se dá acerca da  ausência de lei/resolução regulamentadora para o pagamento da gratificação natalina, na legislatura de 2021 do município. O processo teve início em julho deste ano e recomenda que os vereadores do município não recebam a gratificação.


Desta forma, o Ministério Público do Estado recomendou que Gilso Francisco Filho (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Taquarussu, que o legislativo municipal se abstenha de efetuar o pagamento do 13º salário aos vereadores do município neste ano, e que por sua vez, os vencimentos referentes à gratificação não teriam previsão legal para serem quitados.


A recomendação é de que o pagamento do 13º seja retomado somente após a criação de lei específica para esta finalidade.  



A alegação do MPMS considera a medida imprescindível à proteção da ordem jurídica constitucional e democrática, bem como à probidade administrativa, “cuja defesa incumbe a esta Instituição”, destaca. 


O órgão pediu que o inquérito receba a divulgação adequada e imediata à presente recomendação no Diário Oficial do Município.


Do mesmo modo, a recomendação assinada por Murilo Hamati Gonçalves, Promotor de Justiça substituto de Batayporã, onde decorre o caso, recomenda que uma cópia da solicitação seja encaminhada ao Presidente do Conselho Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul.


O promotor ressalta que , a inobservância do fato e o pagamento do pagamento do 13º salário “acarretará na adoção de todas as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis para garantir a sua implementação, sem prejuízo da responsabilização civil, administrativa e criminal dos agentes envolvidos.” 


Gonçalves destacou que decorrido o prazo de dez dias sem resposta acerca da aceitação ou não da presente recomendação, por parte da Câmara de Taquarussu, o serviço de apoio deverá certificar nos autos deste Inquérito Civil e fazer e concluir o processo. 


A recomendação será oficializada por meio do Diário Oficial do MPMS desta segunda-feira (28)



Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: