quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Ministério da Saúde doa medicamento à SES para tratamento de pacientes com sintomas leves de Covid

 


O Ministério da Saúde doou para a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul 18 mil comprimidos correspondente a 600 tratamentos de Nirmatrelvir/ Ritonavir, cujo medicamento é indicado para o tratamento de Covid-19 em pacientes que apresentam sintomas leves a moderados (não graves) e que não precisem usar oxigênio suplementar.


Conforme a resolução Resolução Nº 160/CIB/SES, publicada no Diário Oficial de terça-feira (29), o medicamento é recomendado para pacientes imunossuprimidos com 18 anos ou mais e idosos com 65 anos ou mais, desde que estejam com o diagnóstico confirmado para Covid-19 por meio de teste rápido de antígeno ou por teste de biologia molecular.



O acesso ao tratamento será por meio de prescrição médica onde o paciente, independentemente do seu status vacinal, deve se enquadrar no grupo especificado e estar entre o 1º e 5º dia dos sintomas de Covid-19.


A liberação dos tratamentos será conforme avaliação da Assistência Farmacêutica Estadual e as secretarias municipais de saúde deverão retirar o pedido em até 48 horas da autorização, na empresa Consórcio LIM – Logística Inteligente de Medicamentos, situada a Avenida Ministro João Arinos, 2.690 – Bairro Tiradentes, Campo Grande/MS, mediante apresentação do número da solicitação que será enviada por e-mail pela Assistência Farmacêutica Estadual.



A recomendação de uso do medicamento é de 300 mg de Nirmatrelvir (dois comprimidos de 150 mg) com 100 mg de Ritonavir (um comprimido de 100 mg), administrados simultaneamente por via oral, duas vezes ao dia (12h/12h), durante 5 dias.

Nenhum comentário: