terça-feira, 29 de novembro de 2022

Definida empresa que vai fazer obra de reordenamento de rotatória da Três Barras

 

                                             Foto: Divulgação



A Construtora Rial Ltda será a responsável pelas obras de reordenamento viário no entorno da rotatória das avenidas Três Barras, José Nogueira Vieira e ruas Final e Marquês de Lavradio. Nesta terça-feira (29) foi publicado no Diário Oficial de Campo Grande, edição n. 6.843, o ato de homologação da concorrência pública vencida pela empresa. Em média, 30 mil veículos passam pelo local, que é um dos principais acessos aos bairros Tiradentes, Parque Dallas, Rita Vieira e Vilas Boas.


O projeto, além de readequação da rotatória inclui a pavimentação de um trecho de 200 metros da Rua Manoel da Nóbrega (paralela à Três Barras) e de 70 metros da Miguel Sutil (transversal à Três Barras). 


Está programada a retirada  da rotatória,  instalação de dois conjuntos semafóricos, com 20 porta-focos e a adoção da mão-única numa quadra das ruas Domingos Jorge Velho e Miguel Sutil.


Sem a  rotatória e com a construção de canteiros onde serão instalados os semáforos, acaba o estreitamento  da Avenida Três Barras nesse trecho, que passa a ter duas pistas de rolamento. Atualmente, como a preferência é para quem está fazendo a rotatória, se formam filas dos veículos que vão em direção à região do Bairro Rita Vieira ou daqueles que vão para a região do Bairro Tiradentes, pela Rua José Nogueira Vieira.


A expectativa é que com a mudança, o tráfego tenha  maior fluidez e seja reduzido o tempo do deslocamento. O condutor que vem do bairro conseguirá seguir em frente pela Três Barras ou entrar na José Nogueira Vieira, com o tráfego regulado por semáforo. Hoje, para fazer o trajeto em direção ao Centro, o motorista  precisa entrar na José Nogueira, passar pela Rua Final, entrar na Marquês de Lavradio, para então voltar à Três Barras, depois da rotatória.


Outra alteração prevista é para quem vem do Bairro Vilas Boas pela Rua Domingo Jorge Velho, que passará a ser mão única (descendo) na última quadra. O condutor não conseguirá entrar na Avenida Três Barras. Terá de entrar à direita na Manoel da Nóbrega e depois à esquerda na Miguel Sutil, que também será mão única, em direção à Três Barras, onde também haverá semáforo.


Já está em andamento a concorrência pública  para compra da sinalização prevista no projeto de reordenamento. No próximo dia 11 de janeiro termina o prazo para apresentação de propostas das empresas  participantes.


Na sequência do reordenamento do trânsito na rotatória está programada a continuidade do recapeamento da Avenida Três Barras, desde a Rua Conselheiro Furtado (onde foi interrompida) até a rotatória com a Avenida Gabriel Del Pino. 


Já foi concluído o novo  acesso ao Bairro Tiradentes com o prolongamento da Rua Fernão Dias até a Rua Cayova que durante as obras na rotatória vai desafogar o tráfego em direção ao entorno da Lagoa Itatiaia.

Nenhum comentário: