segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Brasil deve alcançar superprodução de mel em 2022

 

                                             foto; Reprodução


Até o final de 2022, o Brasil deverá produzir entre 56 e 60 mil toneladas de mel, esse seria um recorde de safra, a maior produção já atingida no país, segundo a projeção do professor Armindo Vieira Junior, fundador da Cia. da Abelha e membro da Escola de Apicultura.


De acordo com dados da Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (Abemel), em 2021 foram produzidas, no Brasil, 55 mil toneladas de mel. Um dos fatores que contribuiu para o aumento na produção foi o clima em 2022, que esteve favorável para a apicultura.



Mel orgânico 

Atualmente o Brasil é o maior produtor de mel orgânico do mundo, onde mais de 80% do mel produzido aqui vai para o Estados Unidos e para a Alemanha. 


Conforme Armindo, as abelhas brasileiras são miscigenadas, muito resistentes a patologias e aos predadores e, por isso, não necessitam de remédios e antibióticos. “Esse mel puro e orgânico é muito disputado no mercado, mas ainda não temos tantos produtores disponíveis assim no Brasil para atender essa demanda”, explica fundador da Cia. da Abelha.



Segundo o especialista em apicultura, atingir a maior produção de mel da história está nas mãos do sul do país, mesmo essa região representando apenas 20% do território nacional. De acordo com o calendário apícola, no Sul, no período de outubro a dezembro é quando acontece a maior produção de mel.


 


 


 


 


 


*Com informações do Canal Rural

Nenhum comentário: