terça-feira, 15 de novembro de 2022

Felipão anuncia aposentadoria como treinador e fica como diretor do Athletico

 

                                           Foto: Gustavo Oliveira/Athletico

GE

O técnico Luiz Felipe Scolari anunciou, aos 74 anos, sua aposentadoria como treinador de futebol. A vitória por 3 a 0 do Athletico contra o Botafogo neste domingo, na Arena da Baixada, foi a última partida do comandante em um banco de reservas.


Multicampeão por clubes e seleções, Felipão encerra a carreira e permanece no clube como diretor técnico do rubro-negro. Paulo Turra, braço direito do treinador, assume como técnico.


A missão final de Felipão foi deixar o Furacão na fase de grupos da Libertadores de 2023. A equipe rubro-negra terminou a Série A na sexta colocação, com 58 pontos.


Bicampeão brasileiro e da Libertadores, tetracampeão da Copa do Brasil e campão mundial em 2002, Scolari acumula 27 títulos na carreira como um dos principais treinadores da história do futebol brasileiro.


Foram mais de 40 anos na carreira como técnico, com passagens por 18 clubes e sete seleções, trabalhando em sete países. Ao todo, esteve em quase 1.700 jogos e conquistou mais de 800 vitórias.


A última grande conquista aconteceu em 2018. Pelo Palmeiras, Felipão conquistou o título de Campeão Brasileiro pela segunda vez.


Felipão salva a temporada do Athletico

No Athletico, Felipão foi a aposta da diretoria para dar tranquilidade em um ano conturbado, com diversas mudanças no comando técnico. Antes dele, Alberto Valentim e Fábio Carille foram os técnicos.


O treinador, então, encontrou um elenco muito jovem e que ainda não havia conseguido corresponder ao grande investimento financeiro até aquele momento da temporada. Mas, em seis meses de trabalho, levou o time do 13º ao sexto lugar na Série A, além de recolocar o time na final da Libertadores, que terminou com o vice-campeonato atleticano.


Scolari é o técnico mais velho na elite do futebol brasileiro. Sob seu comando, o segundo elenco mais jovem da Série A (atrás apenas do Red Bull Bragantino).


Antes dele, o Furacão havia feito outros 27 jogos no ano, mas com desempenho bem inferior: dez vitórias, oito empates e nove derrotas, com 32 gols marcados e 32 gols sofridos.


Na temporada, ele comandou o Athlletico em 46 jogos: venceu 21, empatou 14 e teve 11 derrotas.

Nenhum comentário: