Em homenagem aos 45 anos de criação de Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira (11), a AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil), realiza o 1º Torneio Cidade de Campo Grande de Voleibol Adaptado para melhor idade.
Cerca de 120 atletas, de Ponta Porã, Rochedo e Campo Grande, participam das partidas, que acontecem nesta terça e quarta-feira (12), na sede da AABB-CG. Os jogos começam entre as equipes femininas 45+: AABB de Jardim x Fênix (CG); Ponta x Rochedo; AABB CG x Rochedo (categoria 60+).
Na sequência, as categorias 45+ e 60+ do masculino se juntam para as disputas. Jogam Rochedo x Ponta Porã, Fênix (CG) x AABB CG, Jardim x AABB CG.
A Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado para melhor idade formulou as regras. O regramento traz a permissão para o atleta atacante tirar os pés do chão para arremessar a bola, estando atrás da linha de ataque.
Lecir Marques, coordenadora do evento, disse que a competição é importante para a "integração e crescimento do voleibol adaptado em todo Mato Grosso do Sul".
Eraldo Ferreira, atleta que conduziu a tocha para acender a pira olímpica, na cerimônia de abertura, é um dos primeiros jogadores a praticar o Voleibol Adaptado em Campo Grande, desde 2006.
"A professora Edmeia reuniu um grupo de idosos da UMI-Universidade da Melhor Idade da UCDB, para ensinar as regras do novo esporte, que só poderia ser praticado na época por atletas com idade de 60+, e tive o privilégio de ser um destes atletas pioneiros", explica.
Entretanto, apesar de ser um esporte popular entre a categoria, a modalidade é recente no Estado. O 1º Campeonato Estadual aconteceu no interior de MS somente em 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário