terça-feira, 4 de outubro de 2022

Tomate: exceção ao aumento dos preços de alimentos nos EUA

 


Nos Estados Unidos, o preço do tomate caiu 2% em agosto, enquanto isso o índice de preços dos alimentos subiu 7% no mesmo período


Texto: Correspondente Iara Siqueira 


Nos Estados Unidos, o preço do tomate caiu 2% em agosto, enquanto isso o índice de preços dos alimentos subiu 7% no mesmo período. Os consumidores já estavam acostumados a pagar um preço alto pelos tomates e outras frutas e legumes. Mesmo assim o preço do tomate segue estável. 



De acordo com Brad Rubin, analista de frutas e vegetais frescos e processados, parte da estabilidade de preço se deve ao fato do Departamento de Comércio dos Estados Unidos ter suspendido a investigação antidumping com tomates frescos, por causa de um acordo de 1996. O termo dupimg refere-se a fabricantes que exportam a baixo do preço normal para aumentar a participação de mercado em um mercado estrangeiro, expulsando a concorrência. 


O Acordo de Suspensão do Tomate impede o “dumping” do México, o que impõe um preço mínimo para o produto importado que chega nos Estados Unidos, através do país mexicano. Na Califórnia, Flórida e México a produção de tomate tem sido estável. Para Rubin, em relação aos insumos utilizados na cultura “aumentou um pouco, mas a oferta e demanda, permanece estagnada”, diz. O que relativamente faz com que os preços do tomate permaneçam estáveis no supermercado. 

Nenhum comentário: