segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Justiça tira do ar vídeo de Contar com fala antiga de Bolsonaro

 


O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul mandou tirar da propaganda eleitoral gratuita do candidato ao Governo do Estado, Capitão Contar (PRTB), fala do presidente Jair Bolsonaro (PL), que durante debate dos presidenciáveis realizado pela TV Globo, no dia 29 de setembro, declarou que o apoiaria.


A decisão foi tomada no domingo (9/10) pelo juiz José Eduardo Chemin Cury.


No entender do magistrado, a propaganda divulgada é capas de ‘criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais desforme da realidade atual’.


Logo após o resultado das urnas colocando frente a frente, Contar e o candidato do PSDB, Eduardo Riedel, Bolsonaro gravou vídeo ao lado da ex-ministra e senadora eleita Tereza Cristina (PP) e do deputado federal Luiz Ovando (PP), relatando neutralidade em Mato Grosso do Sul, já que o presidente tem apoio dos dois postulantes ao cargo. 



“[Bolsonaro] te tendo escolhido a neutralidade para angariar suporte político de ambos os disputantes do segundo turno estadual, continuar utilizando a sua fala do debate, não encontra mais escora factual, pelo que as propagandas impugnadas incidem nas vedações legais, terminando por criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais desforme da realidade atual”, disse em sua decisão o juiz. 


Nas eleições do 1º turno, Capitão Contar (PRTB) terminou na frente de todos os candidatos com 384.275 votos, enquanto Eduardo Riedel chegou logo atrás, com 361.981. O 2º turno das eleições ocorre no dia 30 de outubro. 

Nenhum comentário: