quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Contar foge de mais um debate e emissora diz que é falta de respeito com o eleitor

 

                                         Contar falta a mais um debate após reclamar de falta de tempo na TV - Marcelo Victor


Beatriz Feldens

Na manhã deste quarta-feira (19), foi realizado o debate em do SBT em parceria com o Top Mídia News, para o segundo turno das Eleições 2022. Porém, como previsto, o candidato ao Governo do Estado, Capitão Contar, do PRTB, não cumpriu o compromisso firmado em ATA assinada por representando dos candidatos e registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul (TRE-MS) no dia 07 de outubro.


A emissora informou ao Correio do Estado que a data e a dinâmica para o debate para o segundo turno era de conhecimento de todos os candidatos desde agosto deste ano, e com a falta de um dos candidatos, a ocasião viraria uma entrevista. O SBT recebeu um e-mail na data de ontem (18), às 19h53, comunicando que o candidato faltaria ao debate.


Apesar das constantes reclamações de falta de espaço na TV que o Contar fez ao longo da corrida do primeiro turno, apenas o candidato Eduardo Riedel, do PSDB, compareceu ao compromisso democrático firmado com a imprensa e com os sul-mato-grossenses.



No início do debate foi lido o parecer das mídias organizadores do evento, que diz que "cada candidato usa estratégias que acreditam ser melhor para a campanha, e respeitamos a decisão de Contar de não comparecer ao debate. É uma estratégia usada há muito tempo, que inclusive o candidato Lula (PT) utiliza. Vemos aqui um antagonismo do Capitão, que é totalmente contra ao que o presidenciável petista determina, mas usa a mesma estratégia de não comparecer ao debate do SBT, por acreditar que está bem nas pesquisas eleitorais, que no primeiro turno erraram no MS e no Brasil", fala a nota.


A emissora ainda diz que quem perde é o eleitor, o telespectador que aguardava o embate, a democracia, pois se esperavam propostas e debate de ideias, e ainda conta que não comparecer ao debate abre para inúmeras interpretações, inclusive do não cumprimento da palavra, pois o candidato se comprometeu com o programa e com o SBT MS e, na semana passada, deu a palavra de que estaria no local.


"Não vir ao debate é como comparar com a situação de um soldado, que armado, treinado e convocado para a guerra, resolve ficar em casa por segurança. Lamentamos e acreditamos que é um erro desrespeitoso do Capitão Contar em não aparecer", enfatiza a nota.


Pesquisas

No primeiro turno, Capitão Contar aparecia como quarto colocado nas últimas pesquisas antes do dia do pleito (02 de outubro), porém, ao final da apuração, o candidato ficou na frente e garantiu uma disputa no segundo turno contra o tucano Riedel.


Na ocasião, Contar discursou para os apoiadores no QG e disse que não se deve confiar nas pesquisas.


"Muitas pesquisas falharam, tentaram ludibriar o eleitor e agora vimos que a verdadeira pesquisa é que tá na boca do povo, é o coração do sul-mato-grossense", criticou. 


Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: