quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Campão Cultural terá campeonato de E-sports e concurso de Cosplay

 



Campão Geek será realizado no dia 11 de outubro, das 14 às 19h30

A 2º edição do Festival de Arte e Cultura, Diversidade e Cidadania – Campão Cultural começa neste sábado (8), e terá uma programação recheada de atrações.


Pensando nos fãs da cultura nerd, o Festival irá dedicar o dia 11 de outubro para o Campão Geek, com campeonatos de esportes eletrônicos, de Just Dance, produção de quadrinhos ao vivo, apresentações de K-pop dance e concurso de Cosplay.


Segundo Melly Sena, gestora da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), o Campão Geek acontece com a finalidade de democratizar o acesso à cultura Geek.

 



“A preocupação de englobar a Cultura Geek no festival Campão Cultural surgiu como preocupação do setor de Literatura, na gerência de Patrimônio Histórico e Cultural. Pensando na necessidade de englobar essa cultura, que além de ser forte no nosso Estado, com diversos eventos, é um braço da Economia Criativa. Assim, a nossa preocupação é democratizar o acesso a Cultura Geek como uma política pública a ser implementada dentro da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul”.


E-sports

O campeonato de esportes eletrônicos será realizado, das 14h às 18h. As inscrições são gratuitas, e podem ser realizadas clicando aqui.


Vão ser mais de 600 reais em prêmios, divididos entre os três primeiros colocados. 


Segundo Weverton Ramires, presidente da Federação de Esportes Eletrônicos e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, os e-sports estão em alta no estado, e a Federação, que tem pouco mais de um ano, já possui mais de 350 filiados, e mais de 2.890 atletas já passaram em alguma competição realizada.


A expectativa para o Campão Geek é alta.


“A gente acredita que vai ser um marco na história do Estado, porque é a primeira vez que a Fundação de Cultura, por meio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, realiza um evento como esse”, concluiu.


Concurso de Cosplay

As inscrições para o concurso de Cosplay também podem ser feitas acessando o link.


Os interessados devem ter no mínimo 15 anos.


Serão considerados válidos cosplays de personagens originários de qualquer tipo de mídia impressa ou visual (animes, mangás, HQs, filmes, animações ocidentais, videogames, seriados orientais e ocidentais e live-actions) executados da forma original (versões alternativas e genderbender não são considerados como originais), desde que o personagem seja de acesso público.


Não serão admitidos personagens originários de fanzines, arte e fóruns.


Como medida de segurança e integridade aos menores de idade presentes no evento, é vetada a participação e representação de personagens de caráter erótico/hentai.


A premiação para o primeiro colocado será de 500 reais, segundo colocado receberá 350 reais e o terceiro, 200 reais. Todos os três primeiros colocados serão premiados com medalhas.


Acompanhe o Campão Geek no Instagram.

Nenhum comentário: