segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Álbum de Copa adaptado inclui deficientes visuais na nova mania nacional

 

Por Portal MEC                      Foto: Luiz Fortes MEC


Completar o álbum de figurinhas da Copa do Mundo do Catar se transformou na nova mania nacional. Para ninguém ficar de fora da festa do esporte, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Benjamin Constant (IBC), confeccionou uma versão do material adaptada em braile para atender ao público cego. A estimativa é de que as unidades sejam distribuídas gratuitamente para três mil pessoas em mais de 20 países.

 

Os beneficiados pela iniciativa, realizada em parceria com os departamentos de ensino e técnico-especializado em braile e em tinta, são os assinantes da Revista Pontinhos, publicação idealizada pelo IBC e destinada exclusivamente para pessoas com deficiência visual. Os contemplados já começaram a receber o álbum em casa. Os professores, os adaptadores, os revisores, os impressores, e os montadores do Instituto também participaram do processo de elaboração do álbum.

 

 Como funciona a colagem das figurinhas?

 

O preenchimento do álbum em braile ocorre com figurinhas não adaptadas, sendo necessário o apoio de um aplicativo – chamado Lookout – que faz a audiodescrição de detalhes e características dos desenhos com os jogadores participantes e símbolos que representam a edição 2022 da Copa do Mundo. O vídeo-tutorial, disponível no canal do YouTube do Instituto Benjamin Constant, orienta pais e responsáveis a como ajudar crianças e jovens no processo de colagem.

 

 No clima do hexacampeonato, a solenidade de apresentação da novidade para os estudantes, no fim do mês de setembro, contou com a participação de incentivadores da ideia e nomes relacionados ao esporte de maneira geral. Na ocasião, foi revelado ao público que a inspiração para fazer o projeto surgiu em 2018, quando um dos estudantes do IBC, apaixonado por futebol, desenhava o seu próprio álbum. Neste ano, a proposta ganhou forma com o pedido quase que diário dos educandos pela confecção de um material adaptado.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações do IBC

Nenhum comentário: