sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

O que é Enxaqueca

 



                                              Foto; Divulgação


O que é enxaqueca?

Também conhecida como hemialgia, a enxaqueca é uma dor de cabeça que pode ser forte ou moderada e que geralmente é acompanhada por outros sintomas, como a sensibilidade à luz (fotofobia), ao som (sonofobia) e também enjoo e náusea.


Geralmente, a enxaqueca é sentida em apenas um dos lados ou em uma determinada região da cabeça do paciente, sendo uma dor mais localizada.


 


Quais são os sintomas de enxaqueca?

Entre os sintomas de enxaqueca, podemos destacar:


dor localizada na cabeça, geralmente em um único ponto da cabeça. Essa dor por ser moderada ou forte e costuma latejar;

dor que piora quando o paciente se movimenta;

sensibilidade à luz (fotofobia);

sensibilidade ao som (sonofobia);

sensibilidade aos cheiros (osmofobia);

irritabilidade;

enjoo;

náusea, e

vômitos.

Na enxaqueca, o paciente pode apresentar apenas um episódio com dois ou três dos sintomas descritos acima. Existem pacientes que possuem enxaqueca crônica, apresentando muitos episódios de enxaqueca, que podem ser incapacitantes e afetar seu dia a dia.


 


Quais são as causas da enxaqueca?

Muitas coisas podem causar enxaquecas no paciente, desde a ação dos hormônios no período pré-menstrual, em pacientes do sexo feminino, a até mesmo a insônia e o tabagismo. 


No entanto, acredita-se que existem alguns fatores que podem fazer com que uma crise de enxaqueca seja desencadeada no paciente, como:


estresse e nervosismo;

insônia;

perfumes e odores pungentes;

jejum prolongado ou pular refeições;

tabagismo, e

alimentação incorreta.

 


Enxaqueca tem cura?

A depender das causas da enxaqueca e da intensidade da dor do paciente, é possível encontrar tratamentos que podem curar ou mesmo atenuar as dores causadas pela enxaqueca.


 


Como é o tratamento da enxaqueca?

O tratamento da enxaqueca vai depender da intensidade da dor sentida pelo paciente e também da frequência com que ele é afetado por crises de enxaqueca.


Existem pacientes que tomam um remédio e conseguem controlar as dores, enquanto outros podem precisar de uma mudança no estilo de vida ou mesmo na dieta para poder melhorar por completo das crises de enxaqueca.


Pacientes com enxaqueca crônica podem ainda fazer o uso de métodos de tratamento alternativos, como aplicações de botox na testa e nos lados da cabeça ou mesmo tratamentos com acupuntura para permitir a melhora das crises frequentes de enxaqueca.


A Rede D’Or São Luiz possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.


Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.

Nenhum comentário: