quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

USDA confirma gripe aviária em criação comercial nos EUA

 


Instalações afetadas foram colocadas em quarentena, no condado de New Castle, nordeste do país
Por:  -Eliza Maliszewski


Depois de serem constatados casos de gripe aviária altamente patogênica em criações não comerciais e quintal de Nova York e Maine, agora o Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal (APHIS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) confirmou a presença de gripe aviária altamente patogênica  em um rebanho comercial de aves no condado de New Castle, estado de Delaware, Nordeste do país.



Amostras do rebanho foram testadas no Laboratório Allen da Universidade de Delaware em Newark, parte da Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Animal, e confirmadas no APHIS National Veterinary Services Laboratories (NVSL) em Ames, Iowa.  As autoridades estaduais colocaram em quarentena as instalações afetadas e as aves na propriedade serão despovoadas para evitar a propagação da doença. As aves do bando não entrarão no sistema alimentar.


De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, as recentes detecções de gripe aviária não representam uma preocupação imediata de saúde pública. Nenhum caso humano desses vírus da gripe aviária foi detectado nos Estados Unidos. Como lembrete, o manuseio e cozimento adequados de aves e ovos a uma temperatura interna de 165 °F mata bactérias e vírus.


Como parte dos planos de resposta à gripe aviária existentes, os parceiros federais e estaduais estão trabalhando em conjunto em vigilância e testes adicionais em áreas ao redor dos bandos afetados. Os Estados Unidos têm o programa de vigilância de IA mais forte do mundo, e o USDA está trabalhando com seus parceiros para procurar ativamente a doença em operações comerciais de aves, mercados de aves vivas e em populações de aves selvagens migratórias.


Qualquer pessoa envolvida com a produção avícola do pequeno quintal ao grande produtor comercial deve rever suas atividades de biossegurança para garantir a saúde de suas aves. 


O USDA relatará essas descobertas à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), bem como aos parceiros comerciais internacionais. O USDA também continua a se comunicar com parceiros comerciais para incentivar a adesão aos padrões da OIE e minimizar os impactos comerciais. As diretrizes comerciais da OIE pedem aos países que baseiem as restrições comerciais em ciência sólida e, sempre que possível, limitem as restrições a animais e produtos animais dentro de uma região definida que representem risco de propagação de doenças preocupantes.


O APHIS continuará a anunciar o primeiro caso de gripe aviária em bandos comerciais e de quintal detectados em um Estado, mas não anunciará detecções subsequentes no Estado. 


Além de praticar uma boa biossegurança, todos os proprietários de aves devem evitar o contato entre suas aves e aves selvagens e relatar aves doentes ou mortes incomuns de aves aos funcionários estaduais/federais, seja por meio de seu veterinário estadual ou pelo número gratuito do APHIS. APHIS insta os produtores a considerar trazer as aves para dentro de casa quando possível para evitar ainda mais exposições. A Lei de Proteção à Saúde Animal autoriza o APHIS a fornecer pagamentos de indenização aos produtores por aves e ovos que devem ser despovoados durante uma resposta à doença. O APHIS também fornece compensação por atividades de descarte e atividades de eliminação de vírus.


A gripe aviária é causada por um vírus da gripe tipo A que pode infectar aves de capoeira (como galinhas, perus, faisões, codornas, patos domésticos, gansos e pintadas) e é transmitida por aves aquáticas em voo livre, como patos, gansos e aves limícolas. Os vírus da IA ??são classificados por uma combinação de dois grupos de proteínas: hemaglutinina ou proteínas “H”, das quais existem 16 (H1–H16), e neuraminidase ou proteínas “N”, das quais existem 9 (N1–N9). Muitas combinações diferentes de proteínas “H” e “N” são possíveis. Cada combinação é considerada um subtipo diferente e pode ser subdividida em diferentes cepas que circulam dentro de rotas aéreas/regiões geográficas. Os vírus da IA ??são ainda classificados por sua patogenicidade (baixa ou alta) – a capacidade de uma determinada cepa de vírus de produzir doenças em aves domésticas.


* com informações de avicultura industrial

Nenhum comentário: