segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Guerra prejudica segurança alimentar global, diz IICA

 


Insumos chave podem ter severo aumento de preço
Por:  -Leonardo Gottems

De acordo com o Diretor Geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero, o conflito instaurando nesse momento no Leste Europeu, mais precisamente entre Rússia e Ucrânia, pode afetar de forma negativa a segurança alimentar global. O impacto na paz mundial, com a grande incerteza que provoca, altera o funcionamento normal dos mercados e compromete o abastecimento de alimentos, impactando seus preços e insumos chaves para sua produção, lembrou.



“Além disso, ao alertar sobre esses efeitos negativos, Otero acrescentou que a escalada ocorre em momentos em que o mundo — e particularmente a América Latina e o Caribe — ainda tenta se recuperar da pandemia de Covid-19, que levou milhões de famílias à pobreza e compromete o futuro de jovens e crianças, principalmente daqueles que não podem sustentar sua escolaridade. Diante do novo cenário, o Diretor Geral reforçou o compromisso do IICA de continuar velando pelo desenvolvimento agropecuário e o bem-estar das comunidades rurais das Américas e, também, de aumentar seus esforços em termos de cooperação e assistência técnica aos países — muitos deles importadores de alimentos —, buscando enfrentar e mitigar as consequências derivadas do conflito na região”, disse o IICA, por meio de sua assessoria de imprensa.


O IICA é o organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano. Sua missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados-membros para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, por meio da cooperação técnica internacional de excelência.

Nenhum comentário: