sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Ação da Rússia contra a Ucrânia sacode mercados

 


“O prêmio de risco continua a ser injetado nos preços"
Por:  -Leonardo Gottems

Muitos futuros agrícolas subiram para máximas contraídas, com algumas sendo negociadas para máximas de nove anos em 23 de fevereiro, em meio a temores de interrupção do mercado, já que a Rússia parecia decidida a invadir a Ucrânia.


Excluindo os países combinados da União Europeia, a Rússia é o maior exportador de trigo do mundo e a Ucrânia está dois degraus abaixo logo atrás da Austrália. Os Estados Unidos vêm em quarto lugar depois da Ucrânia. Combinadas, a Rússia e a Ucrânia devem responder por quase 30% das exportações globais de trigo em 2021-22, segundo dados do Departamento de Agricultura dos EUA.   



Desde que caíram cerca de 12 centavos a 22 centavos por bushel em 18 de fevereiro (ironicamente por indicações de redução das tensões entre a Rússia e a Ucrânia), os futuros de trigo dos EUA de março a dezembro em 23 de fevereiro subiram mais de US$ 1 por bushel, ou cerca de 13%. , em contratos de Kansas City, de 90¢ a 99¢ por bushel, ou cerca de 12%, em Chicago, e cerca de 50¢ a 60¢ por bushel, ou cerca de 6%, em Minneapolis. Os preços subiram ainda mais em relação às baixas recentes divulgadas em 3 de fevereiro.


“O prêmio de risco continua a ser injetado nos preços, apesar dos relatos de que não houve interrupções no movimento de exportação de grãos na região até agora”, disse Brian Harris, diretor executivo e proprietário da Global Risk Management, Tampa, Flórida, EUA.


A Ucrânia deverá responder por 16% das exportações globais de milho em 2021-22, ficando atrás dos Estados Unidos (30%), Brasil (21%) e Argentina (19%). Desde a queda acentuada em 15 de fevereiro, os futuros de milho de Chicago até setembro (safra antiga) de 2022 ganharam cerca de 30 centavos a 46 centavos por bushel, ou 5% a 7%, em 23 de fevereiro.

Nenhum comentário: