sábado, 30 de agosto de 2014

Som da Concha apresenta Marcelo Mafili Iucatan



O Som da Concha deste domingo (31 de agosto) será embalado pela soma de gêneros que provam a grandeza da música brasileira. Marcelo Mafili e o grupo Iucatan levam a Concha Acústica Hellena Meireles no Parque das Nações Indígenas, a partir das 18h, influências e estilos únicos que apresentam melhor da nossa cultura plural. O projeto, que é realizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, tem entrada franca.

Viola Crioula, show que será apresentado pelo músico Marcelo Mafili, levará ao Som da Concha a soma de expressões da música folclórica brasileira, trazendo ao palco uma mistura de ritmos brasileiros como o coco (dança de roda nordestina), baião, frevo, maracatu, martelo alagoano, cateretê, samba de roda, rio a baixo, afuxé, dentre outros.

O espetáculo musical é resultado de um trabalho de pesquisa realizado por Marcelo Mafili e que culminou em composições, arranjos e releituras de temas estritamente brasileiros.


O Iucatan é um grupo de músicos sul-mato-grossense oriundos das mais diversas experiências e formações que se uniram em uma pesquisa que relaciona a chamada música erudita com a música popular. O resultado é um repertório inovador e totalmente autoral.
 

O projeto Iucatan surgiu em 2011 da união das trajetórias individuais do compositor Rony Petersom e do arranjador e diretor musical Ivan Cruz. Juntos começaram o processo de pesquisa e trabalho a partir das composições de Rony, que incluíam uma série de gêneros da música popular brasileira como baião, samba e ladainhas colhidas em festas tradicionais populares da comunidade quilombola em Piraputanga (Aquidauana).

Nenhum comentário: