terça-feira, 19 de agosto de 2014

Anatel quer orelhões mais atrativos


Correio do Estado


Com o advento e a popularização dos aparelhos celulares, bem como a disseminação das redes sociais para efeito de comunicação, os orelhões passaram a ser desprezados. Para tentar mudar essa realidade e fazer com que os telefones públicos sejam mais atrativos aos usuários, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou um regulamento para o uso dos orelhões. 

A partir de agora, as concessionárias de telefonia terão que usar a criatividade para oferecer outros serviços, além das ligações de voz.

Segundo a Anatel, atualmente existem mais de 850 mil telefones públicos espalhados pelo Brasil. Em Mato Grosso do Sul, esse serviço é prestado pela empresa Oi e existem 10,5 mil telefones públicos, sendo 3.311 instalados somente em Campo Grande. Questionada sobre quais novos serviços passará a oferecer aos usuários do Estado, a empresa respondeu por meio da assessoria de imprensa que “dentre as iniciativas em andamento, está a gratuidade de ligações de orelhões para fixos da Oi. O projeto está em fase de testes para posterior implantação nos demais estados do País, incluindo Mato Grosso do Sul”. A implementação, porém, não tem previsão para ser concluída.


Regulamento

Segundo a gerente de Universalização e Ampliação do Acesso, da Anatel, Carla Rezende, o objetivo é fomentar a utilização dos orelhões, tendo em vista que atualmente, mais de 60% dos telefones públicos fazem no máximo duas chamadas por mês. O regulamento foi simplificado para dar abertura para que as concessionárias implementem novas funcionalidades básicas. Carla Rezende explicou que num primeiro momento imagina-se que os novos serviços sejam interessantes, além de atrativos aos usuários. A gerente citou que uma das possibilidades é a de os orelhões se tornarem hotspots de internet, dando acesso direto ou por meio da radiofrequência.

Já o pagamento da chamada, que atualmente é feito pelo cartão indutivo, poderá ser também com o cartão pré-pago (semelhante ao do celular), cartão de crédito ou por outro meio que a empresa escolha oferecer ao usuário. Outra sugestão de serviço é através da publicidade, que poderá ser oferecida de duas formas: ou na campânula do orelhão, que é aquela forma física do telefone, ou por chamadas patrocinadas. “O usuário poderá escolher se ele quer ouvir qualquer tipo de publicidade que a concessionária colocar antes da chamada e terá, no mínimo, um minuto de ligação gratuita. Será também um benefício para o usuário porque escutando a publicidade, ele deixará de pagar um pedaço da chamada”, explicou a gerente Carla.

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