terça-feira, 19 de agosto de 2014

Cheques sem fundo bate recorde em julho

O percentual de devoluções de cheques sem fundos pela segunda vez foi de 2,24%  durante o mês de julho. Segundo o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos, divulgado nesta terça-feira (19), o resultado é o maior nível de inadimplência para o mês de julho deste o início da série histórica em 1991.

A alta do indicador aparece também quando a comparação é feita em relação ao mesmo período do ano passado, quando a inadimplência com cheques foi de 2,03%. Já em relação ao mês de julho, a taxa foi de 1,92%.

No acumulado dos primeiros sete meses deste ano, o percentual de devoluções foi de 2,11%. No mesmo período do ano passado, esse percentual era 2,07%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a alta da inadimplência com cheques revela a maior dificuldade que o brasileiro está tendo para honrar com seus compromissos financeiros no início deste segundo semestre do ano. Estagnação da economia, juros elevados, inflação ainda em patamar desconfortável e enfraquecimento do mercado de trabalho são alguns dos elementos que contribuem para esta elevação.

Entre os Estados, Roraima liderou o ranking estadual dos cheques sem fundos nos primeiros sete meses de 2014, com 12,13% de devoluções. O Amazonas, por sua vez, foi o estado com o menor percentual (1,15%).

Entre as regiões, a Norte foi a que liderou o ranking, com 4,31% de cheques devolvidos, ao passo que a região Sudeste foi a que apresentou o menor percentual (1,62%).

Nenhum comentário: