segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Meta é imunizar mais de 42 mil crianças contra a hepatite A em MS


Mato Grosso do Sul recebeu a vacina contra a hepatite A neste mês e o público-alvo - crianças de 1 ano completo até 2 anos incompletos - já está sendo imunizado. Foram 17.600 doses enviadas pelo Ministério da Saúde para o início da vacinação, mas o objetivo é imunizar 42.246 crianças em doze meses. Isto significa que, neste primeiro momento, será possível atingir 41,6% da meta.

De acordo com a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde, o trabalho acontece dentro do cronograma rotineiro de vacinação, sem a realização de uma campanha específica. Os pais sul-mato-grossenses podem comparecer aos postos de saúde com seus filhos no horário de atendimento das unidades. Ainda conforme a assessoria, o Ministério ainda não sinalizou quando o Estado receberá a segunda remessa.

A vacina foi incluída, no fim do mês de julho, no calendário nacional de imunização do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme o Ministério da Saúde, as vacinas inicialmente serão aplicadas em dose única, com monitoramento para identificar a necessidade de uma segunda dose.
Doença

A hepatite A é habitualmente benigna e raramente apresenta uma forma grave, que pode levar à hospitalização ou à morte, em 2% a 7% dos casos mais graves. No Brasil, estima-se que ocorram por ano 130 novos casos a cada 100 mil habitantes. De 1999 a 2013, foram registrados 17.566 casos da doença na região Centro-Oeste.

Segundo o Ministério da Saúde, a principal forma de contágio a fecal-oral, por contato entre as pessoas infectadas ou por meio de água e alimentos contaminados. A estabilidade do vírus no meio ambiente e a grande quantidade de vírus nas fezes dos infectados contribuem para a transmissão. A disseminação está relacionada com infraestrutura de saneamento básico e a aspectos ligados às condições de higiene.  

Nenhum comentário: