sábado, 30 de agosto de 2014

Google vai competir com a Amazon

ADRENALINE

A Amazon furou o Google no começo da semana comprando o Twitch e agora parece que vai sofrer as consequências: a empresa que começou como uma mera ferramenta de busca agora vai entrar no mercado de e-commerce via drones. Por mais que isso pareça apenas "birra" do Google querendo competir com o Air Prime, da Amazon, as duas empresas possuem diferentes visões.

Enquanto a Amazon trabalha com entregas de 30 minutos ou mais, os drones do Google prometem enviar o produto em até 2 minutos. O laboratório Google X, responsável também pelo Projeto Loon, Google Glass e carro autônomo, está chamando a experiência de Projeto Wing. A ideia consiste em um robô que parece um avião mas decola e pousa como um helicóptero. Ao contrário do Air Prime, ele não vai até o chão para liberar a encomenda. Ele desce o produto por um fio e assim que o pacote chega ao chão, é liberado e a cordinha, puxada para o drone.

Para quem estiver se perguntando o que o Google vai entregar (como eu estava me perguntando), a empresa tem um serviço de e-commerce no estado de San Francisco, EUA: o Google Shopping Express. Seus principais produtos são itens de mercearia, como comida, produtos de limpeza e higiene pessoal. 

As entregas via drones ainda não estão permitidas pelas autoridades da Federação de Aviação dos Estados Unidos da América, pois a tecnologia ainda está no começo e pode apresentar problemas (imagina se um drone cai em cima de sua cabeça?). O Google, porém, está procurando por parceiros para trazer a tecnologia de forma segura "ao mundo". Por isso, disponibilizou um formulário para que organizações possam se inscrever caso desejem trabalhar em conjunto com a empresa.

Nenhum comentário: