terça-feira, 26 de agosto de 2014

Facebook anuncia que dará menos destaque para post apelativas

Folhapress


O Facebook anunciou nesta segunda-feira (25) que vai reduzir a frequência de chamadas apelativas que os usuários veem no feed de notícias.

A partir de agora, publicações como "A lição de vida deste professor vai partiu o seu coração e fazer você chorar" não receberão mais tanto destaque.

Até então, esse tipo de conteúdo costumava ficar no topo do feed, pois tinha muitos cliques. Mas, segundo a rede social, as pessoas preferem chamadas que "as ajudam a decidir se querem ler uma história completa" antes mesmo de clicar o link -em vez de chamadas "pouco informativas".

Para avaliar os links, o Facebook vai se basear no tempo gasto pelas pessoas fora da rede social, lendo uma história. O número de interações (opções "curtir", comentários e compartilhamentos), comparado ao de cliques quando elas retornam, também vai influenciar a aparição das histórias.
"Não queremos que esse tipo de conteúdo tire a atenção das coisas que as pessoas realmente querem ver no Facebook", escreveu a empresa em seu blog oficial.

"Click-baiting" [isca de cliques] é o nome da técnica utilizada para chamar a atenção do leitor com chamadas apelativas. Ganhou destaque nos últimos anos com o site "Upworthy", que aposta em publicações curtíssimas com títulos sentimentais.

Nenhum comentário: