sábado, 10 de agosto de 2013

Breves Entrevistas com homens hediondos no centro cultural



O grupo Teatro Sarcáustico, de Porto Alegre (RS), com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, apresenta no dia 19 de agosto (segunda-feira), às 20h, no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo a peça “Breves Entrevistas com Homens Hediondos”.
 
A peça é uma adaptação dos contos homônimos do norte-americano David Foster Wallace, ganhador do Prêmio MacArthut Fellowship. “Breves Entrevistas” dá voz a diversos homens, que respondem às perguntas de uma mulher ausente. Todos revelam seus segredos, são entrevistas hediondamente pessoais.
 
No palco cada um dos quatro atores apresenta uma história para o público presente. Um dos fatores que surpreendem é que a plateia é convidada a escolher as cenas-entrevistas que querem assistir, o que provoca uma rotatividade e o ineditismo do espetáculo, que é diferente a cada apresentação.
 
O texto é direto, seco e extremamente irônico. São discursos contemporâneos, como o do homem que se apaixona por uma mulher no aeroporto ou o da mulher que questiona o embate entre os sexos no mundo atual. Todos têm o humor e o sarcasmo como traços marcantes.
 
A montagem é resultado do Prêmio de Incentivo Pesquisa Teatral do Teatro de Arena de Porto Alegre e também venceu o Prêmio Braskem de Melhor Espetáculo no Festival Internacional Porto Alegre em Cena.
 
O espetáculo tem direção, dramaturgia e atuação de Daniel Colin, Guadalupe Casal e Ricardo Zigomático. Em 2011 foi indicado a 4 Prêmios Açorianos de Teatro 2011: Melhor direção e dramaturgia (Daniel Colin, Guadalupe Casal e Ricardo Zigomático), além de Melhor Ator (Colin).
 
A apresentação em Campo Grande é parte do projeto de circulação "Breves Entrevistas com Homens Hediondos reforçando pontes entre o sul e o centro-oeste", do Prêmio Funarte de Teatro Miriam Muniz 2012 e tem apoio do Centro Cultural José Octávio Guizzo, Fundação de Cultura e Governo de Mato Grosso do Sul. A produção é da Arado Cultural.
 
Os ingressos serão vendidos na bilheteria do teatro antes do espetáculo e custam R$ 20 (inteiro) e R$ 10 (meia). A classificação indicativa é 16 anos.
 
Oficina
 
No dia 18 (domingo), o grupo gaúcho ministra um workshop de dramaturgia cênica. A oficina é gratuita e tem apoio do curso de Artes Cênicas e Dança da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). As vagas são limitadas e os interessados devem entrar em contato pelo contato.aradocultural@gmail.com até dia 15 de agosto.
 
Teatro Sarcáustico
 
O grupo existe desde 2003. A primeira reunião aconteceu por conta do Trabalho de Conclusão do Curso de Artes Cênicas – ênfase Interpretação Teatral - de Andressa de Oliveira, Daniel Colin e Tatiana Mielczarski, todos então alunos do Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
 
A partir da primeira estreia receberam várias indicações e prêmios em festivais de artes e teatro como Prêmio Açorianos de Tetro, Festival de Esquetes de São Leopoldo e recentemente, com o espetáculo “Wonderland” e “O Que M. Jackson Encontrou Por Lá”,  recebeu os Prêmios Braskem do Festival Internacional Porto Alegre em Cena de Melhor Peça e Melhor Direção para Daniel Colin.

Nenhum comentário: