sábado, 17 de agosto de 2013

Beber 4 xicaras de café por dia aumenta risco de morte

Terra

Algumas pessoas não conseguem começar o dia antes de tomar café. Mas de acordo com um estudo publicado na revista Mayo Clinic Proceedings, consumir mais de quatro xícaras da bebida diariamente pode aumentar o risco de morrer antes dos 55 anos. As informações são do Daily Mail.

Pesquisadores descobriram que o consumo de 28 xícaras de café pro semana dobra o risco de morte prematura. Os resultados vêm de um estudo norte-americano feito com 43.727 pessoas com idade entre 20 e 87 anos. Pesquisadores suspeitam que o consumo de café em excesso pode afetar negativamente o metabolismo do corpo, superando alguns benefícios que a bebida traz à saúde.

Cerca de 2.500 mortes foram registradas durante os 16 anos de estudo. Pouco menos de um terço foi por causa do coração e doença arterial. Os participantes que beberam mais café também foram mais propensos a fumar e tinham corações e pulmões menos saudáveis.

O risco de morte por todas as causas aumentou 56% para os homens e mulheres com idade inferior a 55 anos que consumiam mais de 28 xícaras de café por semana.

O café contém inúmeras substâncias diferentes, que podem ter bons e maus efeitos sobre a saúde. Pesquisas recentes têm mostrado que o café é uma importante fonte de antioxidantes na dieta, e pode reduzir a inflamação e aumentar a função cerebral. Ao mesmo tempo, ele estimula a libertação de adrenalina, inibe a atividade da insulina e aumenta a pressão sanguínea e os níveis de homocisteína, um produto químico prejudicial à saúde, associado a doenças cardíacas e demência.

Nenhum comentário: