quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Dos brasileiros com até oito anos de escolaridade 16% são fumantes


Agencia Brasil

No Brasil, o hábito de fumar atinge 16% das pessoas com até oito anos de escolaridade. Entre a população com mais de 12 anos de estudos, 9% são fumantes. É o que apontam os dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2012, divulgada esta semana pelo Ministério da Saúde. O levantamento aponta ainda que entre 2006 e 2012 o número de fumantes acima dos 18 anos no Brasil caiu de 15% para 12%, uma redução de 20%.

No mesmo período, o número de homens que fumam caiu de 19% para 15% e entre as mulheres, de 12% para 9%. Consequentemente, o número de pessoas que sofrem danos por conviverem com fumantes no ambiente de trabalho, os fumantes passivos, caiu de 12% para 10% da população. A pesquisa também mostra que a frequência de homens que fumam 20 ou mais cigarros por dia também teve queda no mesmo período, de 6% para 5%.

Porto Alegre (RS) é a cidade com maior número de adultos fumantes, 18% da população. A capital gaúcha também detém a maior proporção de pessoas que fumam 20 cigarros ou mais por dia, 7% da população. Enquanto isso, Salvador é a capital com o menor índice de fumantes, 6% da população adulta.

O levantamento do Ministério da Saúde monitorou 45,4 mil adultos residentes em domicílios com telefone fixo em todas as capitais do país.

Nenhum comentário: