quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Hemosul pede doações com estoque em baixa


O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul) necessita, com urgência, de doações de todos os tipos sanguíneos. Segundo a entidade, a baixa do número de doações chega a 35%.

Desde a última semana, quando houve a divulgação da necessidade de doadores, não houve aumento significativo fazendo com que as doações em Mato Grosso do Sul entrem em estado de emergência. Na última segunda-feira (12) foram 80 doações e ontem (13) apenas 15.

O Hemosul teme que a falta de doações faça o banco de sangue entrar em colapso.

Para doar sangue é necessário estar munido de um documento com foto (carteira de identidade, trabalho ou habilitação), ter entre 16 e 67 de anos, sendo que os menores de idade só poderão realizar a doação mediante autorização dos pais ou responsável. Além disso, é necessário estar bem alimentado, não ter bebido nas últimas doze horas nem mesmo socialmente, e pesar no mínimo 55 kg, peso praticado pela Hemorrede de Mato Grosso do Sul desde julho de 2012.

Na Capital as doações podem ser feitas no Hemosul, na Santa Casa, no Hospital Universitário e no Hospital Regional. No interior as unidades de coleta são Dourados, Ponta Porã, Corumbá, Três Lagoas e Paranaíba. 

Nenhum comentário: