domingo, 25 de agosto de 2013

Cinema d(e) Horror exibe Os Mestre Loucos com entrada franca


O projeto Cinema (d)e Horror, uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, exibe na próxima quarta-feira (28 de agosto), às 18h30, na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo o filme “Os Mestres Loucos”. A entrada é franca e o filme tem classificação de 16 anos.

“Os Mestres Loucos” (França/1955/documentário/30min) tem direção de Jean Rouch e mostra um importante culto religioso anual de um grupo de trabalhadores de Gana. Durante um dia eles se reúnem, são possuídos e, em transe, personificam figuras do colonialismo. O auge da cerimônia é o sacrifício de um animal, que é devorado pelos participantes.

“Mesmo que pareça bárbaro aos olhos caucasianos de Ocidente, o ritual em questão, porém, nada mais representa que a reação dos personagens ao exemplo de civilização imposto pelo sistema colonial europeu, a saber, branco, cristão, capitalista e tecnológico, enraizado no preconceito racial, na profunda separação entre as classes sociais, no controle do poder político local e na violência militar”, explica o crítico Paulo Ricardo de Almeida.

O projeto Cinema d(e) Horror está em seu 6º ano. Surgiu no curso de Letras, mas  atualmente tem a participação de acadêmicos dos cursos de Jornalismo e Ciências Sociais da UFMS e professores de Letras da UEMS e UFMS. É coordenado pela professora doutora Rosana Cristina Zanelatto Santos e por Carol Sartomen, mestre em Estudos de Linguagens. Os mediadores dessa sessão são Gabriela Sartomen e Mateus Zotti, acadêmicos do curso de Ciências Sociais da UFMS.

Geralmente o projeto conta com duas exibições mensais e a participação de graduandos e mestrandos ou convidados especiais para as exibições e debates de filmes que tratam da categoria "Horror" no plano das artes, contando também com a participação da sociedade campo-grandense.

Serviço - Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica localizado na Rua 26 de Agosto, 453, entre as ruas Calógeras e a 14 de Julho.

Nenhum comentário: