sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Apple admite falha no iOS que deixa iPhone vulnerável a ataques


Veja

A próxima versão do sistema operacional móvel da Apple, o iOS 7, vai corrigir uma grave falha de segurança para todas as versões de iPhone no mercado. De acordo com uma nota oficial da companhia publicada nesta quinta-feira, a vulnerabilidade permite que pessoas mal-intencionadas acessem dados armazenados no smartphone quando o aparelho está conectado a uma doca – estação de recarga de bateria – falsa ou pirata, como as vendidas no mercado paralelo. Por ora, os aparelhos em atividade correm o risco de serem alvo do ataques.

A descoberta foi feita por três pesquisadores que participam da conferência Black Hat, que reúne hackers especialistas de segurança em Las Vegas, nos Estados Unidos. Durante a apresentação, Billy Lau, líder do grupo e especialista em tecnologia que atua pelo Intituto de Tecnologia da Georgia, demonstrou a falha, "infectando" o próprio iPhone com um vírus criado para obrigar o smartphone a trocar informações com outros dispositivos.

“No mundo real, essa ferramenta pode ser utilizada para espionar os usuários ou mesmo para tomar o controle do celular”, afirmou Lau. “Isso pode levar ao roubo de informações como contatos e até números de cartões de crédito.”

“Gostaríamos de agradecer a essas pessoas pelo serviço que prestaram”, disse Tom Neumayr, porta-voz da Apple em nota. Ele afirmou que a próxima versão do iOS será lançada com um sistema aprimorado de detecção de acessórios, capaz de dizer ao usuário se a estação de recarga oferece algum perigo ao usuário. O iOS 7 chega aos consumidores no mês de outubro, data reservada pela Apple para o lançamento de novos dispositivos, como o iPhone 5s e o novo iPad mini.

Nenhum comentário: